Olheiras
Saúde e Bem-Estar

Por que as olheiras surgem quando dormimos mal?

É interessante saber que olheiras são aquelas formações escuras da pele na região inferior dos olhos, que aparecem principalmente quando dormimos pouco ou mal. Por nos proporcionar uma aparência de cansaço e envelhecimento, são totalmente indesejadas por homens e mulheres. Hoje vamos descobrir o que causa as olheiras e também como evitá-las.

Veja também: A importância do sono para a nossa saúde.

Por que as olheiras surgem?

Elas podem acontecer por causa de fatores genéticos, além de outros motivos que causam coceira nos olhos, como alergias, asma ou eczemas. Outra motivo pode ser a anemia, que se constitui na diminuição da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por carregar o oxigênio para as células e as veias debaixo dos  olhos acabam ficando mais visíveis.

A anemia é causada principalmente pela falta de mineral de ferro. As  medicações que produzam a dilatação dos vasos sanguíneos também causam as olheiras, pois o aumenta o fluxo sanguíneo aparece através da pele. As olheiras são comuns nas pessoas idosas porque, com o passar dos anos, a pele perde colágeno – proteína que tem a função de manter as células unidas e fortalecidas.

O que fazer para evitar as olheiras?

Essa condição desagradável abaixo dos olhos pode ser evitada se alguns cuidados simples forem observados, como por exemplo, beber bastante água por dia (pelos menos 1 litro) para que as células, principalmente as da pele,  sejam hidratadas. Também é recomendado repousar o quanto for necessário, não fumar nem beber álcool, pois as substâncias contidas nestes produtos prejudicam a pele, e manter uma alimentação equilibrada que contenha todos as vitaminas e sais minerais necessários para o bom funcionamento do organismo.

Conclusão

Evitar ou amenizar as olheiras está ao nosso alcance, e agora que sabemos os principais motivos que as causam e o que fazer para combatê-las, podemos agir melhor e solucionar o problema.

Com informações de Oi Educa.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *