Comportamento / Saúde e Bem-Estar

Você usa o celular antes de dormir? Veja isso:

É interessante saber que um hábito muito comum de várias pessoas atualmente é utilizar o celular antes de dormir. É como um vício. Cada notificação faz com que a pessoa se vire e pegue o aparelho novamente. Você já deve imaginar que isso não é nada bom para nossa saúde. Vamos saber mais.

celulares-podem-prejudicar-seu-sono

Uma equipe da Business Insider investigou exatamente o que usar celular antes de dormir está fazendo para nossos cérebros e corpos. O resultado vai fazer muita gente repensar esse hábito prejudicial.

Pra que mais estímulos na hora de relaxar?

O problema vem do fato de que o seu ritmo circadiano, que determina quando seu corpo libera hormônios, é controlado pela exposição à luz, como explica o psiquiatra Dan Siegel, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Então, quando você usa o seu telefone durante a noite antes de dormir, é enviado um fluxo de fótons para seus olhos e eles dizem ao seu cérebro para não secretar melatonina – o hormônio que faz você se sentir cansado.

Isso significa que você fica acordado por mais tempo, o que te faz usar novamente dispositivos eletrônicos, e nesse processo podem se passar várias horas de seu sono desejado. Isso piora quando você tem que acordar para o trabalho ou estudo no dia seguinte. Fazendo isso de forma consistente, você está perdendo algumas horas de sono todas as noites.

Os pesquisadores estão apenas começando a entender por que o sono é tão importante. Não só ter entre 7 e 9 horas de sono por noite permite que nossos neurônios ativos descansem, como também ativa as células gliais, que são cruciais para limpar as neurotoxinas que se acumulam em nossos cérebros ao longo do dia. Quando não dormimos o suficiente, estas células gliais não podem fazer o seu trabalho, e vamos acabar com perda de memória e falta de atenção.

Via: ScienceAlert


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *