O azeite ajuda a emagrecer
Saúde e Bem-Estar

O azeite ajuda a emagrecer? Algumas curiosidades

Será que o azeite ajuda a emagrecer? Chamado pelos mediterrâneos de “ouro líquido”, o azeite é um alimento que não pode faltar no cardápio de quem quer levar uma vida mais saudável. Rico em ácidos monoinsaturados, vitamina E e antioxidantes, ele ajuda em doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce, serve como lubrificante do intestino e ainda dá uma mãozinha no combate ao câncer. Vamos saber um pouco mais sobre o azeite?

Veja também: Descubra quem foi Mark Twain e saiba mais.

O azeite ajuda a emagrecer?

azeite ajuda a emagrecer

Mas também é importante saber que ele também é calórico. “O azeite é um óleo e possui muitas calorias como qualquer outro óleo”, explica a nutricionista Alice Carvalhais. O exagero nunca é bem-vindo, mesmo com os alimentos mais saudáveis. Duas colheres de sopa de azeite por dia é a quantidade máxima recomendada, o equivalente a aproximadamente 178 calorias. Mais que isso é correr o risco de ganhar alguns quilos extras.

Não esquente o azeite

Muitas das propriedades do azeite oxidam na presença do calor e da luz. De acordo com a nutricionista Fabiana Sigrist, do Hospital Bandeirantes, o azeite aguenta uma temperatura de até 175ºC. “Acima desse ponto, ele forma compostos voláteis e vira uma substância tóxica ao organismo”, conta a especialista. Se consumido nessas condições em grandes quantidades, pode provocar irritação da mucosa gastrointestinal e diarreia. O ideal é colocá-lo depois que os alimentos já foram preparados.

Ajuda no combate ao câncer e regula o colesterol

Os grandes responsáveis por prevenir o câncer são os antioxidantes presentes no azeite, principalmente os ácidos graxos (gordura monoinsaturada). Segundo a nutricionista Fabiana Sigrist, a atuação é na parte anti-inflamatória: “Os ácidos graxos contribuem para que a pessoa tenha menos processos inflamatórios, que podem estar relacionados a alguns tipos de câncer”. No caso do colesterol, a gordura monoinsaturada também melhora os níveis de gordura no sangue, ao aumentar o colesterol HDL e diminuir o LDL.

———————————————-

Com informações de Minha Vida.

Muito bom saber disso tudo sobre o azeite, né? Compartilhe com seus amigos.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *