salto de paraquedas
Curiosidades

Saltar de paraquedas: será que o clima influencia?

Entenda a importância de verificar com antecedência se a previsão do tempo será favorável ou não para o salto.

Se você gosta de aventuras ou está à procura de novas experiências, com certeza o salto de paraquedas é uma opção que chamará muito a sua atenção. Contudo, por ser um esporte ao ar livre, é preciso ter alguns cuidados importantes não só para a prática da atividade com segurança, mas também para aproveitar ao máximo todas as sensações proporcionadas pelo salto: adrenalina, felicidade e liberdade, por exemplo.

Veja também:

Dessa forma, uma das precauções é ficar atento às condições climáticas sobre o dia escolhido para saltar. E quando falamos em um tempo favorável para o salto, muitas dúvidas surgem na mente dos alunos de paraquedismo:

Só é possível saltar em dias ensolarados? O que fazer caso ocorra alguma mudança no clima durante o salto? Responderemos a essas e outras questões a seguir. Veja!

Salto de paraquedas

Existe um clima ideal para se aventurar em um salto de paraquedas?

A resposta é: sim! Para saltar com segurança, a prática pede que o céu esteja aberto e limpo, sem a previsão de chuva. Ou seja, mais do que nunca, é preciso ficar atento ao clima, pois os dias nublados e chuvosos não são considerados apropriados para praticar o esporte.

Desse modo, caso você tenha se programado para saltar, mas infelizmente o dia amanheceu encoberto por nuvens e chuva, a melhor decisão é entrar em contato com a empresa responsável pelo salto de paraquedas ou o seu instrutor antes de sair de casa para o passeio.

Aliás, uma dica importante é ter uma boa comunicação com seu instrutor. Por ser um profissional acostumado a lidar no dia a dia com questões climáticas, ele saberá te dizer com precisão se poderá ou não ocorrer o salto de paraquedas.

Além disso, é muito comum que os saltos sejam realizados na parte da manhã, pois facilita a organização de toda a aventura, e a paisagem é linda com os raios de sol nesse período do dia.

Mas não é a única opção! Tendo condições climáticas favoráveis, qualquer hora do dia é indicada para o salto. Alguns alunos preferem saltar ao final do dia, por exemplo, para contemplar o pôr do sol com uma vista mais que privilegiada.

Dessa maneira, é preciso apenas ficar ainda mais atento no período do verão, pois, no decorrer do dia, a temperatura costuma ficar mais elevada, o que requer maiores cuidados para um salto bem sucedido.

Entretanto, por ser uma prática ao ar livre, mudanças inesperadas podem acontecer. O que fazer caso no meio do salto você for surpreendido por uma grande massa de neblina ou tempestade repentina?

O clima mudou de forma inesperada no meio do salto. O que fazer?

A primeira medida é não se desesperar. Sabemos que é difícil, principalmente em momentos de tensão, mas é preciso controlar o nervosismo e assim manter a calma. Com a mente equilibrada, você conseguirá pensar melhor e assimilar as informações e coordenadas do seu instrutor.

O segundo passo é ter em mente que você está saltando com um profissional qualificado, treinado para momentos de adversidades como esse. Então, como dissemos antes, fique calmo e confie no seu instrutor! Ele saberá exatamente o que fazer para sair da neblina ou tempestade e pousar de forma segura e adequada.

Assim, com tudo correndo bem, o mais importante é se divertir com a aventura! Pensando nisso, criamos uma lista com algumas dicas para o esperado dia do salto de paraquedas. Acompanhe a seguir.

Dicas para o dia do salto de paraquedas

  • Alimente-se bem

Uma alimentação equilibrada é válida para toda a vida, e para o dia do salto de paraquedas não poderia ser diferente. Está liberado fazer uma boa refeição antes do salto! Mas, veja bem, não estamos afirmando que você deve saltar de barriga cheia, logo após o almoço, por exemplo. Não é isso!

O fator essencial é não deixar de se alimentar. Logo, se for saltar pela manhã, você pode tomar um café da manhã normal. Pães, café, sucos, bolos. A variedade é imensa e muda de acordo com o gosto de cada pessoa.

Inclusive, ao contrário do que muitos imaginam, enjoos e indisposições tendem a acometer indivíduos que estão em jejum durante o salto. Logo, não deixe de se alimentar corretamente antes de se aventurar no salto de paraquedas.

  • Fique atento às coordenadas dos instrutores

Uma dúvida que ronda a mente de muitas pessoas é se há a necessidade de passar por um treinamento, mesmo que básico, antes de saltar. Sim, é totalmente preciso!

Aliás, os alunos devem prestar bastante atenção nessa parte. É necessário aprender corretamente como será feito o embarque na aeronave, como deve ser o posicionamento e organização da tripulação após a decolagem, qual a posição adequada que o corpo deve estar durante a queda livre, como fazer a condução do paraquedas já abertos, e informações sobre como é um pouso realizado com segurança.

Tudo isso para que o salto seja uma das melhores experiências da sua vida e fique marcado com carinho na sua memória. Então, dedique-se a cada momento, inclusive o de preparação.

  • Use roupas confortáveis

Pare e pense: você não pularia de paraquedas usando salto alto ou terno e gravata, certo? Exatamente! Para o dia marcado para o salto você pode ir com roupas leves e confortáveis. Acredite, isso fará toda a diferença na sua experiência.

Muitas pessoas optam por roupas de ginástica, por exemplo. Também é uma boa pedida! Caso esteja fazendo calor no dia, as roupas leves serão ótimas opções. Mas, se a temperatura estiver um pouco mais baixa, sem problemas. Casacos, calças e blusas de mangas compridas te ajudarão a enfrentar o clima.

O bom de roupas assim é justamente porque elas não te atrapalham durante o salto. Pelo contrário, apenas ajudam ainda mais a você ter uma excelente prática do esporte.

Concluindo, saltar de paraquedas vem sendo a escolha feita por muitas pessoas que estão em busca de diversão e aventura ao longo dos últimos anos.

A sensação de liberdade, o visual e tantos outros fatores só aumentam a vontade de saltar, mas atenção! Como citado, é preciso atentar-se ao clima. Saber que dias abertos e sem nuvens são primordiais para o salto. Então, aproveite!

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *