Curiosidades / Saúde e Bem-Estar

Data de validade. Devemos nos importar?

É interessante saber que o prazo de validade de um alimento é estabelecido pelos fabricantes a partir de pesquisas que têm como objetivo verificar e garantir a estabilidade de ingredientes e nutrientes, além de condições desejáveis em relação a aspectos físico-químicos. Um alimento dentro do prazo de validade, desde que conservado obedecendo às indicações do fabricante, deve garantir ao consumidor suas qualidades nutricionais e sanitárias.

Você confere a data de validade dos produtos que consome?

data-da-validade-é-importante

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), observar as condições de armazenamento e eventuais adulterações devem ser práticas frequentes. Se algum problema acontecer após a ingestão, o fornecedor deve arcar com a responsabilidade.

Ao longo de muito tempo, foram criadas várias técnicas para conservação dos alimentos. Mas ainda não existe um método para tornar um alimento eternamente comestível. É aí que entra o prazo de validade. Ele serve para o fabricante informar ao consumidor em quanto tempo o produto estará apto para ser consumido, de modo que suas características (odor, sabor e cor) estejam apropriadas e não causem danos à saúde.

Mas passou um dia só!

Segundo a pesquisadora do IDEC, Silvia Vignola, raramente um alimento com a data de validade expirada há um dia fará mal, se conservado obedecendo as recomendações do fabricante. Mas é preciso estar atento à fatores como a aparência, odor e etc. Mesmo com o prazo de validade em dia, vários produtos podem apresentar aspecto ruim e também não devem ser consumidos.

Qual o prazo ideal?

Para a determinação do prazo de validade, são feitas análises em laboratório, onde os alimentos são submetidos a temperaturas muito baixas ou muito altas, até que uma das características ideais de cor, odor e sabor saia do padrão. Assim, é possível determinar um prazo de consumo adequado para o produto quando armazenado em condições ideais e depois de aberto.

prazos-para-consumoReproduzimos uma interessante tabela do site Mais Equilíbrio que mostra o tempo médio de validade de vários produtos.

Dicas importantes:

  • Cuidado com as promoções. Geralmente as promoções são feitas para vender produtos encalhados que estão com o prazo de validade perto de vencer.
  • A forma como os alimentos são armazenados também pode influir na conservação dos produtos. É preciso estar atento ao fato de que, se a conservação não obedeceu as recomendações do fabricante, mesmo que o prazo de validade não tenha espirado, o alimento pode ter perdido suas características originais e, portanto, não deve mais ser consumido.
  • Preste muita atenção aos alimentos resfriados e congelados. Veja se a temperatura ideal para conservação está sendo obedecida.
  • Deixe esses alimentos sempre para o final das compras, e se possível, transporte-os dentro de uma bolsa térmica até a sua geladeira.
  • Em casa, descongele os alimentos com certa antecedência, deixando-os na geladeira, para que esse processo seja gradual, pois quando deixado em temperatura ambiente, sofrem rápida deterioração.
  • Procure não recongelar alimentos que já foram descongelados, pois a mudança na temperatura pode alterar as suas características, deixando-os mais expostos a possíveis contaminações.
  • No caso dos alimentos preparados em domicílio e depois armazenados na geladeira (como um prato de arroz), é recomendável consumi-los o mais rápido possível. Lembre-se de que as sobras de uma refeição devem ser sempre conservadas em geladeira, mesmo que o consumo seja feito já na próxima refeição. A maior parte dos casos de doenças transmitidas por alimentos ocorre nos domicílios e muitas vezes essa condição está associada à manipulação e conservação incorreta dos alimentos.

_______________________________

Um assunto que interessa a todos deve ser compartilhado. Mostre a seus amigos!

Com informações de Mais Equilíbrio e IDEC.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *