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Comportamento / Curiosidades

Principais segmentos de varejo no Brasil: conheça a história do mercado cosmético

Saiba mais sobre o atual contexto econômico do país e entenda mais a fundo o momento que o mercado de beleza e cosméticos está passando.

O varejo no Brasil encerrou 2019 com o pé direito, ostentando um fechamento de semestre de dar orgulho. Para se ter ideia, o mês de setembro registrou o melhor resultado para o mês em 10 anos, e o terceiro trimestre se despediu com uma alta de 1,6% das vendas sobre os três meses anteriores.

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E já que o assunto é o varejo no Brasil, você sabe quais são os setores que mais crescem no país? Não? Então, continue lendo, pois, esse é o tema de hoje.

Lojas de produtos naturais

A busca por uma alimentação saudável, com menor número de aditivos químicos e menos ingredientes sintéticos em sua composição, é uma tendência que cresce mais a cada dia. Para se ter ideia, esse segmento brasileiro é o quarto maior do mundo e estima-se que os números só melhorem daqui para frente.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado nacional de alimentação ligada à saúde e ao bem-estar cresceu 98% entre 2009 e 2014 e hoje movimenta cerca de US$ 35 bilhões (ou R$ 140 bilhões) anualmente. 

Afinal, quase 1/3 da população afirma se preocupar em manter uma alimentação saudável, o que representa um número otimista o suficiente para despertar o interesse de empresários e investidores.

Pet Shops

O Brasil ocupa o quarto lugar em população total de animais de estimação e conquistou recentemente o posto de segundo maior mercado pet do mundo, ultrapassando o Reino Unido pela primeira vez. 

Para se ter ideia do quanto esse segmento de varejo é lucrativo, o faturamento gerado pela comercialização de produtos pet foi de R$ 20 bilhões em 2018, o que representa 9,8% a mais do que o ano anterior. 

E apesar de boa parte desse faturamento, cerca de 70%, ainda ser composta por gastos com a alimentação dos bichinhos, especialistas apontam uma tendência de crescimento cada vez maior de nichos relacionados ao bem-estar e qualidade de vida do animal. 

Hotéis e creches para animais de estimação e serviços como acupuntura, fisioterapia e até cromoterapia têm feito sucesso com os donos de bichinhos do mundo todo, e hoje são boas opções de negócios para quem deseja investir nesse mercado.

Moda e acessórios

Apesar de, no Brasil, o segmento de moda não ser tão expressivo quando comparado a outras potências mundiais, as expectativas para os próximos anos seguem otimistas. 

Segundo Marcelo Prado, diretor titular adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp (Comtextil), até 2021 a estimativa é de crescimento acumulado de 13% do mercado de moda no Brasil, com média de 3,1% ao ano, o que pode levar a recorde de produção, de 6,68 bilhões de peças – ótima notícia para quem busca uma oportunidade para investir.  

Dentro do segmento de moda e acessórios está o mercado de bijuterias e semijoias, um dos que mais crescem no país. De acordo com os dados divulgados pelo McKinsey Global Institute, no Brasil é possível que existam 3 mil empresas de semijoias e bijuterias. 

Juntas, estima-se que elas alcancem um faturamento superior a R$ 600 milhões.

O sucesso todo tem uma explicação, afinal o Brasil é um dos 15 maiores produtores de joias em ouro no mundo. E do total de exportações de produtos folheados brasileiros, 70% vai para Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

Cosméticos

O setor de cosméticos no Brasil nunca sai de moda. Prova disso é que esse é um dos mercados que mais cresce no país.

O grupo composto pelos cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal, chamados de “não-medicamentos” por especialistas, voltou a avançar de forma exponencial. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as 25 maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões entre janeiro e março de 2019. 

O que significa, em números, um aumento de 10,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

Produtos preferidos dos brasileiros

Cosméticos
Cosméticos.

Sabendo que o público verde e amarelo é um dos que mais consome cosméticos no mundo, que tal entender um pouco sobre a preferência dessas pessoas? Veja a seguir uma lista contendo os produtos mais comprados pelos brasileiros, segundo dados da Euromonitor International:

  • Cremes hidratantes 
  • Espumas para barbear 
  • Produtos para cabelos crespos ou cacheados
  • Loções em geral 
  • Itens de cuidados com a barba (hidratantes, óleos, entre outros)

Além disso, o consumo de fragrâncias no Brasil também está sempre em destaque – 61% das pessoas usam algum tipo de perfume, isso inclui perfumes importados e nacionais. O clima tropical, quente na maioria do tempo, é um dos fatores que faz desse um produto muito consumido no país. 

Gostou de saber quais os principais e mais promissores segmentos de varejo do Brasil? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo com quem você sabe que se interessa por esse tipo de assunto.






Comentários

16 de novembro de 2017 at 14:58

Estou acompanhando seu site a um bom tempo. Adoro seu site. Obrigado e te desejo muito sucesso



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