mitos e verdades sobre saúde bucal
Saúde e Bem-Estar

6 mitos e verdades sobre a saúde bucal que você deve saber

Nos últimos tempos, questões sobre a saúde bucal vêm ganhando mais conhecimento, mas ainda existem muitos mitos sobre esse assunto que são disseminados por aí. Para ajudar esclarecer, separamos os 6 mitos e verdades sobre a saúde bucal que você deve saber. Acompanhe!

Os brasileiros têm dado mais atenção para as questões relacionadas à saúde bucal, não apenas por uma questão estética, mas também por uma questão de saúde geral.

Afinal, cuidar da saúde dos dentes e da boca é tão importante quanto cuidar da saúde do restante do corpo. No entanto, existem alguns mitos que são propagados por aí e precisam ser corrigidos. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com os 6 mitos e verdades sobre a saúde bucal que você deve saber.

Veja quais são os 6 mitos e verdades sobre a saúde bucal que você deve saber

Escova de cerdas mais duras limpam melhor os dentes? Mito!

Algumas pessoas acreditam que quanto mais duras são as cerdas de uma escova, melhor é a limpeza que elas promovem, mas não é assim que funciona.

Na verdade, escovas com cerdas duras podem agredir os dentes retirando o esmalte natural deles e até mesmo machucar as gengivas.

A escovação mais importante é a noturna? Verdade!

Quando dormimos, a produção salivar diminui e isso torna o ambiente bucal mais propício para a proliferação de cáries e outras bactérias que podem ser nocivas à saúde.

Por isso, é fundamental sempre escovar muito bem os dentes antes de ir dormir.

Para uma escovação correta é preciso usar muito creme dental? Mito!

Na realidade, o uso do creme dental na escovação do dente pode desgastar ainda mais o esmalte do dente do que sem ele.

É interessante usar um creme dental para a escovação, mas sempre em quantidade moderada.

É preciso ter uma boa saúde bucal para garantir uma boa saúde por completo? Verdade!

A boca é uma porta de entrada ativa para uma série de bactérias e fungos que, se entrarem na corrente sanguínea, podem promover doenças muito mais sérias, atingindo, inclusive, órgãos como o coração e os pulmões.

Por isso, é importante manter a saúde bucal em dia, através de consultas odontológicas regulares, sejam elas particulares ou em convênios odontológicos.

Goma de mascar sem açúcar ajuda no controle de cáries e no mau hálito? Mito!

Muitas pessoas acreditam que o hábito de mascar gomas sem açúcar, além de ajudar a evitar cáries, ainda resolve problemas com mau hálito. Isso não passa de mito.

A única coisa que ajuda a prevenir cáries é uma boa rotina de escovação. Além disso, as gomas podem mascarar o problema com o mau hálito, mas não resolvem.

Tomar muito café escurece os dentes? Verdade!

Tanto o café como todos as bebidas e alimentos mais escuros, sejam eles naturalmente pigmentados ou não, podem escurecer os dentes.

Isso acontece porque o esmalte presente na superfície dos dentes possui uma certa permeabilidade.

Agora que você conhece os principais 6 mitos e verdades sobre a saúde bucal, será muito mais simples manter seus dentes e boca saudáveis e ter um sorriso lindo sempre.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *