Passar muito tempo sentado é tão perigoso quanto fumar, diz especialista
Atualmente, diversas profissões e realidades fazem com que muitas pessoas precisem passar horas sentadas. O perigo é que trabalhar por muitas horas sem levantar da cadeira pode causar trombose e doenças arteriais. Vamos saber mais?
Ficar muito tempo sentado pode ser tão perigoso quando fumar, segundo especialistas. Isso porque o corpo precisa estar em constante movimento. O sedentarismo diminui o gasto calórico e dificulta a circulação do sangue.
“Sabemos que o tabagismo cria macromoléculas no sangue que favorecem a Trombose Venosa e também é fator para doenças arteriais. Por isso que o tabagismo e o sedentarismo se equiparam no que diz respeito aos males que os dois podem causar. De fato, os dois fazem muito mal”, alerta o cirurgião vascular Caio Focássio.
O médico ressalta que ficar muito tempo na mesma posição representa os mesmos perigos do sedentarismo: “Se uma pessoa fica sentada 10 horas ao dia trabalhando, ela está deixando de se movimentar, de estimular a circulação e o retorno venoso (retorno de sangue para o coração) e isso é danoso. O indivíduo que fica muito sentado em viagens longas, por exemplo, tem o risco de causar um trombo dentro do sistema venoso profundo – que é a trombose venosa profunda”.
Além dos doenças cardiovasculares, ficar muito tempo sentado é danoso para músculos e ossos, de acordo com o neurocirurgião Marcelo Perocco, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN):
“Na posição sentada, não temos distribuição do peso corporal pelas articulações do quadril, joelhos e tornozelos, aumentando a pressão nos discos intervertebrais e nas articulações facetárias. Isto aumenta as chances de lesões na coluna vertebral”.
A idade, a má postura e atividades com excesso de peso podem agravar essas lesões.