Curiosidades / Tecnologia

A mascote do navegador Firefox não é uma raposa!

É interessante saber que o Firefox é um dos navegadores mais populares e está em milhões de computadores pelo mundo. Em 2002, o nome de projeto pra o browser era Phoenix (Fênix, em português), a famosa ave que renasce das cinzas. Alguns meses depois, houve a alteração para Firebird. Porém, essas duas marcas já eram usadas em outras propostas de código aberto. Foi então que, em 2004, mudou para a que conhecemos hoje: Mozilla Firefox. Mas seu mascote não é uma raposa como muitos imaginam. Vamos saber mais?

Panda Vermelho do Himalaia.
Panda Vermelho do Himalaia.

O nome Firefox foi escolhido por vários motivos: é simples de lembrar, uma boa marca, parece com Firebird e é único. Ou seja, nenhuma empresa tinha registrado algo com esse título.

firefox-logo

Por que a confusão com a raposa?

A mascote do Firefox é a Fox, um panda vermelho. O conceito inicial do logotipo foi desenhado por Stephen Desroches e, depois, formulado pela equipe com efeitos gráficos, usando a imagem conceitual do animal, modificado e super simpático, envolvido em um globo azul. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer acabou usando traços da raposa e, por isso, a confusão entre os dois.

Mas “Firefox” não significa “raposa de fogo”?

É curioso saber que, se traduzirmos Firefox para o português, o significado é “Raposa de Fogo”. Isso mesmo. Mas, saiba que esse é um dos nomes pelo qual o panda vermelho é conhecido. Acontece porque o animal apresenta características bem parecidas com as da raposa, como pelagem avermelhada e cauda longa.

Saiba mais sobre o Panda Vermelho:

Muita gente deve estar pensando: “mas que bichinho fofo!”. É muito fofo e mesmo assim está ameaçado de extinção após a expansão humana no seu habitat tê-lo prejudicado. Vale lembrar que o panda vermelho é protegido em todos os países nos quais vive e sua caça é considerada ilegal por todos os governos.

O animal é um mamífero cujo nome científico é Ailurus fulgens. O país de origem é a China, e seu habitat natural são as florestas. Ele é de porte pequeno com pelagem vermelha e manchas brancas no focinho, olhos e orelhas.

Os pandas vermelhos são animais crepusculares (ou seja, mais ativos ao amanhecer e ao entardecer) e noturnos, passando o dia dormindo nos ramos das árvores ou em suas tocas.

______________________________________

Não sabia dessa? Deixe seu comentário e compartilhe a curiosidade com os seus amigos!

Com informações de TechTudoMozDev, Archive Mozilla.






Comentários

26 de janeiro de 2021 at 01:43

Olá, aceita fazer uma troca de links com meu site? https://divulgador.net/ se aceitar entre em contato em https://divulgador.net/contato/ iremos adicionar seu site na nossa homepage com links follow para melhorar o desempenho no google, aguardo resposta.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *