Comportamento / Curiosidades

Dormir e acordar tarde é um hábito das pessoas mais inteligentes, diz pesquisa

É interessante saber que, ao contrário do que muitos pensam, dormir e acordar tarde é um hábito das pessoas mais inteligentes. Pelo menos é o que diz um estudo do Elsevier Journal (Veja aqui em Inglês).

dormir-e-acordar-tarde

A pesquisa afirma que pessoas mais inteligentes são propensas a serem indivíduos com hábitos noturnos. Isso porque, basicamente, eles têm mais facilidade em lidar e compreender as mudanças evolutivas do que as pessoas menos inteligentes.

Entenda melhor:

O estudo explica que quase todas as espécies na natureza, incluindo os seres humanos, possuem um ciclo diário. Conhecido como ritmo circadiano, é uma espécie de “relógio biológico” que permite ao organismo se antecipar e preparar as mudanças físicas associadas ao dia e a noite, garantindo que o corpo “faça direito a coisa certa na hora certa do dia”.

Para a maioria dos animais, o tempo de sono e vigília está em sincronia com o controle circadiano. Humanos, contudo, têm a capacidade única de ignorar cognitivamente seu relógio biológico e suas saídas rítmicas. A ideia da pesquisa era testar se os mais espertos eram realmente mais propensos a adquirir e defender valores evolutivamente novos do que indivíduos menos inteligentes. Para isso, eles usaram como parâmetro os ritmos circadianos.

O resultado:

Mesmo existindo algumas diferenças individuais, com algumas pessoas sendo mais noturnas do que outras, os seres humanos são basicamente uma espécie diurna. Ao contrário de seus ancestrais, que acordavam e dormiam cedo, atualmente nos adaptamos ao estilo de vida moderno, que dispensa essa sincronia com a luz do sol, o que por si só é um sinal de inteligência.

O que você acha de tudo isso? Diga nos comentários no fim desse post.

___________________________________________

Com informações de Estilo Uol e Elsevier Journal.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *