Entenda o que a música alta pode fazer com os seus ouvidos
Ouvir música contribui para diversas atividades e diferentes estímulos sonoros podem ser usados para situações diversas: seja para relaxar, buscar concentração ou encontrar ânimo para a prática de exercícios físicos. É muito comum nos depararmos com pessoas usando fones de ouvido em diversos ambientes, mas é preciso prestar atenção para que essa prática não causa danos à audição.
Veja também:
- Sons da água, imagens da natureza e música agradável para quem precisa desacelerar.
- Pare de atrapalhar Deus com sua ingratidão e veja o que isso fará com a sua vida.
Não posso ouvir minhas músicas favoritas?
É claro que pode, mas é preciso prestar atenção ao volume da música nos seus ouvidos. A Dra. Ana Escobar, Médica Pediatra e Professora da Faculdade de Medicina da USP, esclarece os riscos e nos ajuda a entender o funcionamento do aparelho auditivo:
“A onda sonora entra pelo ouvido e faz o tímpano vibrar. Isso estimula estruturas anatômicas muito delicadas localizadas em “caixinhas” que chamamos de ouvidos médio e interno que terminam num impulso certeiro para o sistema nervoso central”.
“Qualquer som muito alto por tempo prolongado – pode ser um barulho, um ruído indesejável ou a sua música preferida muito alta, com ou sem fone de ouvido – gera uma energia sonora que, quando intensa e contínua, lesa a delicada estrutura anatômica auditiva. Resultado: pode surgir um zumbido desagradável e/ou perda auditiva progressiva e – mais importante – irreversível. Isso pode acontecer em qualquer idade, jovens incluídos”.
Por quanto tempo e em qual volume devo ouvir música?
O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição, do Ministério da Saúde, Iuberi Vwetsch, recomenda o tempo e o volume ideal para a pessoa ouvir música com fones de ouvido.
Segundo Iuberi, você não deve ficar exposto a 80 decibéis por mais que uma hora. Ele explica que qualquer fone tradicional ultrapassa essa medida com facilidade, se tem o seu volume aumentado, e muitos jovens utilizam por três, quatro horas um aparelho desses.
Um volume bem abaixo, entre 50 e 40 decibéis (mais ou menos o volume da nossa fala) pode ser ouvido por até seis horas sem problemas.
Música muito alta, buzinas, fones de ouvido, fogos de artifícios podem prejudicar a audição. Isso ocorre, segundo Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (Aborl), porque o som alto lesa as células sensoriais auditivas, podendo provocar zumbidos e distorções sonoras e até a perda da audição.
Com informações de Saúde.Gov e Bem-Estar.
Comentários