ouvir música alta faz mal
Saúde e Bem-Estar

Entenda o que a música alta pode fazer com os seus ouvidos

Ouvir música contribui para diversas atividades e diferentes estímulos sonoros podem ser usados para situações diversas: seja para relaxar, buscar concentração ou encontrar ânimo para a prática de exercícios físicos. É muito comum nos depararmos com pessoas usando fones de ouvido em diversos ambientes, mas é preciso prestar atenção para que essa prática não causa danos à audição.

Veja também:

Não posso ouvir minhas músicas favoritas?

É claro que pode, mas é preciso prestar atenção ao volume da música nos seus ouvidos. A Dra. Ana Escobar, Médica Pediatra e Professora da Faculdade de Medicina da USP, esclarece os riscos e nos ajuda a entender o funcionamento do aparelho auditivo:

“A onda sonora entra pelo ouvido e faz o tímpano vibrar.  Isso estimula  estruturas anatômicas muito delicadas localizadas em “caixinhas” que chamamos de ouvidos médio e interno que terminam num impulso certeiro para o sistema nervoso central”.

“Qualquer som muito alto por tempo prolongado – pode ser um barulho, um ruído indesejável ou a sua música preferida muito alta, com ou sem fone de ouvido – gera uma energia sonora que, quando intensa e contínua, lesa a delicada estrutura anatômica auditiva. Resultado: pode surgir um zumbido desagradável e/ou perda auditiva progressiva e – mais importante – irreversível. Isso pode acontecer em qualquer idade, jovens incluídos”.

riscos para a audição
Fonte da imagem: Pexels.

Por quanto tempo e em qual volume devo ouvir música?

O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição, do Ministério da Saúde, Iuberi Vwetsch, recomenda o tempo e o volume ideal para a pessoa ouvir música com fones de ouvido.

Segundo Iuberi, você não deve ficar exposto a 80 decibéis por mais que uma hora. Ele explica que qualquer fone tradicional ultrapassa essa medida com facilidade, se tem o seu volume aumentado, e muitos jovens utilizam por três, quatro horas um aparelho desses.

Um volume bem abaixo, entre 50 e 40 decibéis (mais ou menos o volume da nossa fala) pode ser ouvido por até seis horas sem problemas.

Música muito alta, buzinas, fones de ouvido, fogos de artifícios podem prejudicar a audição. Isso ocorre, segundo Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (Aborl), porque o som alto lesa as células sensoriais auditivas, podendo provocar zumbidos e distorções sonoras e até a perda da audição.

Com informações de Saúde.Gov e Bem-Estar.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *