Saiba tudo sobre o Invisalign
Saúde e Bem-Estar

Saiba tudo sobre o Invisalign

A tecnologia tem mudado todos os âmbitos da nossa vida, principalmente no setor da saúde e odontológico. 

Hoje em dia está cada vez mais fácil ter o sorriso dos sonhos, principalmente com a  evolução dos diversos procedimentos para alinhamento e tratamento dentário que temos atualmente.

Usar aparelho pode mexer muito com a nossa autoestima, principalmente para aqueles que não gostam de ter um sorriso metálico usando os aparelhos ortodônticos tradicionais. 

Justamente por isso o invisalign, ou aparelhos invisíveis, se tornaram uma opção para conquistar um sorriso bonito de forma mais sutil. 

Neste artigo iremos te explicar tudo sobre o invisalign. 

O que é invisalign?

O invisalign é um aparelho ortodôntico que utiliza as mais recentes tecnologias do mundo da odontologia, de modo a contribuir com o tratamento e a estética dos pacientes.

Sem a necessidade de brackets e elásticos sobre os dentes do paciente, o invisalign deve ser usados por cerca de 20h por dia, sendo feito por um material transparente.

Essa ferramenta realiza o mesmo trabalho que o aparelho tradicional, mas de uma forma mais discreta. 

Como é o processo de montagem e aplicação do aparelho? 

Assim como qualquer aparelho tradicional, na primeira consulta o profissional dentista irá identificar quais são as necessidades que o seu paciente precisa, ou seja, quais as correções necessárias para a melhora da mordida e estética.

Para isso, é necessário realizar um molde da mordida do paciente, identificando o formato ideal para o aparelho.

Após a coleta dos dados na primeira avaliação e após o molde, são encaminhados para que as responsáveis pela produção façam a estrutura. Após produzidos, os aparelhos são encaminhados ao dentista em um prazo de 10 a 15 dias. 

Duas vezes ao mês, durante o tratamento, o paciente deve ir ao seu convênio odontológico ou dentista particular para receber um novo conjunto de alinhadores e verificar o desenvolvimento do tratamento.

Para que o paciente compreenda o que está sendo realizado e possa adequar suas necessidades também, uma ou mais alternativas de tratamento podem ser oferecidas, para saber qual mais se adequa ao que ele deseja. 

Isso significa que mesmo que o paciente vá à clínica com interesse em realizar o procedimento ortodôntico com o auxílio do invisalign, o dentista deve mostrar como ele pode ser realizado com outros modelos.

Além disso, essa oferta só deve ser feita após identificar o mais adequado para a necessidade daquele paciente.

Cabe ressaltar ainda que um grande benefício do invisalign é que todo o processo é praticamente indolor. 

Isso porque o aparelho invisalign é feito por um material mais delicado que o aparelho de metal, fazendo movimentos mais suaves.

Por fim, como em qualquer aparelho, o médico conseguirá acompanhar todo o tratamento e a movimentação que o aparelho tem realizado na arcada dentária.

De qual material o invisalign é feito? 

Seu material é personalizado e cada paciente deve ser estudado para que o profissional consiga atender com maior precisão as suas necessidades.

Em sua maioria, os modelos são produzidos em acrílico transparente, oferecendo o mesmo benefício dos aparelhos tradicionais. 

Em casos menos delicados, em que não existe bruxismo ou mordida torta, o aparelho consegue oferecer um tratamento mais curto que os aparelhos metálicos.

Além disso, evita-se a necessidade de visitas urgentes para ajustes e manutenções. Com isso, o acompanhamento é realizado de forma muito mais tranquila e em maior espaço de tempo. 

Em alguns casos, ou etapas do tratamento o paciente precisará ir duas vezes ao mês para receber um novo conjunto de aparelhos. Apesar disso, o tratamento acaba sendo muito mais otimizado. 

Onde eu posso encontrar esse aparelho? 

Devido ao fato de ser uma tecnologia mais recente e que demanda certa atenção ao produzir, é um tratamento que ainda não é encontrado com tanta facilidade nos consultórios odontológicos.

Por isso, estar filiado a um convênio odontológico facilita o processo de encontrar esse procedimento, indicando os consultórios que o realizam.

Além disso, com um convênio você pode ser atendido em diversas clínicas filiadas, não dependendo de uma única para realizar os tratamentos.

O aparelho invisalign é um procedimento com um custo mais elevado que o tradicional, tanto para a clínica quanto para o paciente. Contudo, a longo prazo, sua utilização pode compensar esse custo inicial.

Assim como em outros procedimentos, ao realizar a colocação em um convênio dental os valores também ficam mais acessíveis. 

Com isso, você pode encontrar esse aparelho em grandes clínicas, assim como existe a possibilidade de procurá-lo em consultórios menores.

Conclusão

Neste artigo você recebeu todas as informações sobre o aparelho invisalign, mas antes de escolher esse procedimento, a orientação é que você procure o seu cirurgião dentista para saber quais são as suas necessidades. 

Utilizando o aparelho ortodôntico ou não, visitar o dentista regularmente em torno de duas vezes ao ano é essencial para garantir a saúde dos seus dentes e evitar problemas futuros. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *