Como evitar o chulé?
É interessante saber que o chulé é um problema que atinge várias pessoas. O nome pode ser engraçado mas a situação não é nem um pouco. O chulé tira o ânimo e abala a autoestima de qualquer pessoa. Viajar e dividir o quarto com os amigos é complicado, usar o vestiário da academia causa vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de comprar é desagradável.
O site Minha Vida fez uma matéria com dicas de dois dermatologistas: Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Celso Garrete, da Clínica New.
Por que o chulé acontece?
Cientificamente chamado de bromidose plantar, o chulé é causado pelo excesso de suor na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade. O odor é resultado da ação de bactérias e fungos.
Meias
As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais. O ideal é usar meias de algodão e trocá-las diariamente.
Sapatos
Tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos. O ideal é, no mínimo, expor os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos.
O uso contínuo de sapatos fechados de borracha ou de plástico, além de meias sintéticas, facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Por isso, é melhor evitá-los se você tem tendência a ter chulé.
Talcos e sprays
Os talcos próprios para os pés podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé, porque absorvem a umidade e podem conter substâncias antissépticas.
Existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na hora de tratar o problema. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que causam mau cheiro nos pés.
Homens sofrem mais com o problema
Qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. Mas, os homens jovens e de meia-idade são mais frequentemente acometidos porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior frequência do que os homens.
Dicas para acabar com o chulé:
- Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras).
- Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.
- Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.
- Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).
- Use seu próprio material para cortar as unhas.
- Não use os mesmos sapatos todos os dias.
- Exponha os calçados ao sol.
_______________________________________
Conhece alguém que sofre com esse problema? Mostre esse artigo e tente ajudar.
Comentários
Post muito bacana. Eu acabei de localizar o teu blog e gostaria de falar que de fato os seus artigos são ótimos. Abraço.
https://vivendocertocomsaude.com/como-parar-de-fumar-definitivamente/
Que poste muito show!
Sou consultora da Rede Natura Online, tem muito promoção neste mês para a mulherada! Veja como é facil comprar com muito descontos, visite meu site que quero me aprensentar,
Basta Clicar no Link Abaixo!
http://bit.ly/perfumes-natura
Bjuss.