falta de sono
Saúde e Bem-Estar

O que a falta de sono pode causar ao nosso organismo?

É interessante saber que a falta de sono pode trazer diversos prejuízos para a nossa saúde, e que não podemos abrir mão de um bom período de sono todos os dias. Uma boa noite de sono é melhor do que qualquer remédio. Dormir pouco pode causar aumento de peso e estresse e ainda elevar o risco de algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Vamos saber um pouco mais sobre esse assunto?

Veja também: O azeite ajuda a emagrecer? Algumas curiosidades.

O que a falta de sono pode causar ao nosso organismo?

Vejamos uma lista dos principais prejuízos que a falta de sono pode provocar em nosso organismo:

O que a falta de sono pode causar ao nosso organismo?

Para dar dicas de como melhorar o sono, o Bem Estar (programa da rede Globo) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e o professor de Medicina Marco Túlio de Mello.

A falta de sono pode gerar uma série de alterações no organismo, como disse o endocrinologista Alfredo Halpern. A secreção de alguns hormônios está relacionada ao sono, e quando há privação de descanso, ocorrem mudanças que contribuem para o acúmulo de gordura corporal e podem causar estresse e dores no corpo.

Vejamos a seguir uma imagem que explica como funciona o nosso relógio biológico:

 

relógio biológico

 

Segundo o professor de Medicina Marco Túlio de Mello, uma pessoa que dorme pouco fica mais mole, mais fraca, irritada e com menos vontade e disposição para praticar atividades físicas.

Além disso, é comum que essa pessoa sinta dores no corpo porque há diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, que são associadas a respostas dolorosas.

Além disso, dormir pouco aumenta o risco de doenças porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder à ameaças com eficiência. Doenças como obesidade, colesterol alto e hipertensão podem ser desencadeadas pela falta de sono.

Com tantos problemas ocasionados pela falta de sono, é importante que se busque ajuda especializada quando existe algum distúrbio na hora de dormir.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *