Curiosidades / Receitas e Culinária / Saúde e Bem-Estar

Do que é feito o presunto?

É interessante saber que o presunto é um produto alimentar que pertence ao ramo da charcutaria, termo usado para designar a arte de preparar os produtos que são feitos a base de carne ou miúdos de porcos, além de seus preparados. Vamos saber mais sobre ele?

do-que-é-feito-presunto

Do que é feito presunto?

Esse alimento é feito principalmente da carne do pernil do porco, cujo processo envolve a lavagem da carne que, em seguida, é curada com sal. É desossada, e depois enformada junto aos outros ingredientes.

Além do pernil, estão presentes no presunto, conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, água e proteína de soja, fazendo com que aquele seja apenas uma pequena parte desse alimento tão saboroso. Isso tudo vai depender da marca de fabricação do produto.

Presunto x apresuntado

Embora muita gente confunda, presunto e apresuntado não são a mesma coisa. A maior diferença, na realidade, refere-se à quantidade de carne e a quantidade de gordura presentes. Enquanto o presunto tem mais carne, o apresuntado possui gordura. Mas, nós acabamos de falar que a presença de carne no presunto é ínfima! Pois é, o apresuntado conta com ainda menos carne do que o presunto em sua fabricação. (Triste =/)

Como é feito o presunto?

O presunto cozido tem apenas o pernil, que passa por um processo amaciador, que seria algo como o martelinho caseiro, que ajuda a quebrar as proteínas da carne. Depois disso, passam pela salmoura, que dá sabor ao produto, e pode levar ainda outros temperos, como cravo, canela, erva doce, pimenta preta, entre outros, o que varia de acordo com o fabricante.

O próximo passo é colocar os pernis em um tipo de betoneira, que irá bater para amaciar ainda mais a carne. Depois são colocadas em formas ovaladas, fabricadas em ferro fundido, que é o que faz com que fiquem com aquele formato que conhecemos dos mercados.

Essas formas são tampadas e colocadas em algumas prateleiras em estufas para o cozimento, que é feito a vapor e dura algo em torno de 8 a 10 horas. Em seguida, é feito a apara manual dos cantos, e a peça já está pronta para embrulhar e vender.

Para consumir presuntos de qualidade, é preciso estar bastante atento aos rótulos, já que a maioria não tem um processo tão natural como esse que mencionamos. Normalmente são adicionados inúmeros conservantes, corantes e realçadores de sabor, entre muitos outros produtos químicos que podem trazer prejuízo à saúde.

É claro que os produtos fabricados de forma mais saudável normalmente apresentam um preço mais elevado. Vale a pena pagar a mais por mais saúde, né?






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *