Principais check-ups para dar no carro antes de ir viajar
Curiosidades

Principais check-ups para dar no carro antes de ir viajar

Veja alguns dos principais check-ups necessários antes de fazer a sua próxima grande viagem de carro!

Não deixe que problemas com o seu veículo atrapalhem a sua próxima viagem. Priorize sempre uma manutenção antes de sair de casa e isso o deixará pronto para qualquer aventura.

Ainda que você não possa evitar todas as avarias mecânicas, verificar os fluidos e peças antes de pegar a estrada pode prevenir que você gaste um valioso tempo de férias na oficina. 

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar:

Verifique a bateria do seu carro

Verifique a bateria do seu carro para ter certeza de que a conexão está firme e sem corrosão. Se houver corrosão, você precisará desconectar a bateria e limpar os conectores com uma escova de aço. 

As baterias contêm ácido corrosivo que pode vazar se os conectores da bateria forem desligados. Portanto, se você não está familiarizado com a verificação e limpeza da bateria de um carro, pode ser melhor deixar isso para um profissional. 

Como regra geral, recomenda-se que a bateria do seu veículo seja verificada anualmente depois de mais de dois anos.

Inspecione correias e mangueiras

As correias e mangueiras do motor são essenciais quando se trata de manter os sistemas elétricos, de direção hidráulica e de refrigeração do seu carro funcionando corretamente. 

Faça uma inspeção para determinar se algum está desgastado ou rachado. As correias também devem ser instaladas com firmeza, portanto, certifique-se de verificar se elas estão seguras e não têm uma grande folga. 

Por último, certifique-se de ter suas mangueiras verificadas quanto a vazamentos e gotejamentos.

Complete fluidos e substitua filtros

Verifique os níveis dos muitos fluidos do seu carro, incluindo óleo do motor, direção hidráulica, fluidos da transmissão e fluido do limpador do para-brisa. Se algum deles estiver baixo, complete-o antes de pegar a estrada. 

Se seu carro está prestes a precisar da próxima troca de óleo, vale a pena fazê-lo antes da viagem. Você também deve verificar o tanque do líquido de arrefecimento do motor do seu veículo para confirmar se ele está cheio até o nível recomendado pelo fabricante do veículo. 

No entanto, tenha em mente que, mesmo se estiver cheio até o nível adequado, você ainda pode precisar trocar o líquido refrigerante se houver partículas flutuantes nele ou se o fluido estiver claro.

Por último, o filtro de ar do motor, que coleta poeira e detritos para evitar que eles cheguem ao motor do carro, deve ser trocado se estiver sujo ou entupido com detritos. Caso contrário, o filtro sujo pode afetar o desempenho de aceleração do seu carro.

Verifique se as luzes e equipamentos elétricos estão funcionando

Certifique-se de que todas as luzes internas e externas do carro estejam funcionando corretamente e substitua as lâmpadas queimadas conforme necessário. 

Se os seus limpadores não estiverem removendo com eficiência a água do para-brisa ou estiverem deixando marcas, pode ser hora de trocá-los. Não se esqueça de verificar a buzina e o sistema de ar condicionado do seu carro também. 

Se o ar condicionado não estiver soprando tão frio como antes, você pode querer que um mecânico o conserte, especialmente se estiver viajando para lugares com climas mais quentes.

Verifique os freios

Ruídos estridentes vindos dos freios do seu carro podem indicar pastilhas de freio gastas. Se os freios do seu carro estiverem fazendo este barulho, ou qualquer outro ruído estranho, certifique-se de inspecioná-los profissionalmente antes de pegar a estrada. 

Se o pedal do freio parecer esponjoso ao pressioná-lo, isso pode indicar que o nível do fluido de freio está baixo. Não se esqueça de verificar o nível desse fluido enquanto verifica os outros, e completar, se necessário.

Inspecione os pneus

A calibragem dos pneus pode afetar a economia de combustível do seu carro. Verifique a pressão dos pneus antes de partir para a viagem, de preferência enquanto os pneus estiverem frios, para garantir que estejam devidamente cheios. Não se esqueça de verificar a pressão do estepe do seu carro também. 

Se você notar um desgaste irregular em todos os pneus, isso pode significar que é hora de uma rotação ou alinhamento dos pneus antes de sua viagem. Seu mecânico ou revendedor de pneus local deve ser capaz de ajudar com uma inspeção e recomendar ações corretivas, se necessário.

Depois da viagem

Algumas medidas também são fundamentais mesmo depois da viagem. Isso pode incluir:

Limpeza do veículo

Depois de uma longa viagem, seu veículo deve estar sujo, interna e externamente. Nesse caso, nada melhor do que fazer uma boa limpeza.

Remover manchas e poeira é um trabalho difícil, mas necessário. Se preferir, conte com uma lavagem de carro completa.

Conserte problemas que possam ter surgido durante a viagem

Mesmo que você tenha feito uma extensa verificação antes da viagem, problemas ainda podem acontecer. Fique calmo se algo de ruim acontecer e tente encontrar uma solução provisória para que não estrague sua viagem. 

Quando você voltar para casa, não se esqueça de consertar definitivamente essa peça.

Prepare-se para a próxima viagem

Você pode ter aproveitado a experiência durante sua viagem de carro, mas, com certeza, isso representa um momento cansativo para o seu veículo. 

Portanto, depois de levá-lo a diferentes lugares, ele também merece uma manutenção completa. Isso pode não só melhorar a segurança ao dirigir e se preparar para a próxima viagem, mas também economizar os custos de reparos possíveis e evitar emergências. 

Tomar as medidas certas para ajudar a garantir que seu veículo esteja em boas condições antes de uma viagem pode ajudá-lo a evitar passar suas férias em uma oficina. Além disso, evita que sua tão aguardada viagem se torne uma terrível dor de cabeça. 

Lembre-se: se você não se sentir confortável inspecionando seu veículo ou não tiver certeza se algo está errado, consulte um profissional para obter ajuda. Ter um seguro auto ativo também tornará sua viagem muito mais segura.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *