Síndrome do impostor
Saúde e Bem-Estar

Síndrome do impostor. Entenda o que é e descubra se você sofre deste mal

É interessante saber que a Síndrome do Impostor atinge principalmente jovens em início de carreira, pessoas que estão em profissões com grande concorrência, aqueles que são medidos por sua performance e minorias étnicas. Mas o que é essa síndrome e como ela se manifesta? No artigo de hoje você vai descobrir.

Veja também:

A Síndrome do Impostor

Você já teve a sensação de que o sucesso que você atingiu é exagerado, como se não merecesse tudo aquilo? Se já passou por isso, saiba que não está sozinho! Esse sentimento é tão comum que tem até nome: “Síndrome do Impostor”. Só que, nessa história, o único impostor está no título. As pessoas que passam por isso atingiram sucesso pelo seu conhecimento e trabalho duro. Mas, se é assim, por que tanta gente sofre dessa síndrome?

A expressão “Síndrome do Impostor” foi usada a primeira vez pela psicóloga Dra. Pauline Clance, no final da década de 1970. Refere-se a um conjunto de sentimentos que reúne medo, dúvida, apreensão e um ciclo de ansiedade pós-sucesso. Apesar de extremamente bem sucedidas e do alto nível de desempenho atingido em atividades acadêmicas, negócios ou empreendimentos, muitas pessoas experimentam sentimentos de negação disso. Acreditam que seu sucesso decorre de sorte, acaso ou mesmo de uma ação divina. Sofrem com o medo de que suas conquistas não tenham sido fruto efetivo do seu trabalho, competência ou talento.

Entenda melhor a seguir com o Dr. Marco Abud, do canal Saúde da Mente:

Dr. Marco Abud é médico psiquiatra da USP e cuida de pacientes com doenças como: depressão, ansiedade, déficit de atenção, transtornos alimentares e transtorno bipolar.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *