a busca pelo conhecimento
Comportamento / Curiosidades

Caminhos iluminados para a busca do saber e a retenção do conhecimento

Nada mais ameaçador para o ser humano do que viver longe da verdade. A falta de conhecimento vai matando aos poucos e impossibilita nosso avanço em todas as áreas da vida. Para quem percebe essa necessidade, o artigo de hoje traz alguns bons conselhos na hora de buscar adquirir conhecimento e sabedoria para aplicá-lo.

Veja também:

Não devemos decorar, mas absorver, entender e utilizar o conhecimento

Na busca pelo conhecimento, vamos aprender com A.D. Sertillanges, um filósofo e teólogo dominicano francês, especialmente conhecido pelos seus estudos sobre São Tomás de Aquino.

a.d. sertillanges
A.D. Sertillanges

Em seu livro A Vida Intelectual, Sertillanges nos diz:

“A fonte do saber não está nos livros, está na realidade e nos pensamentos. Os livros são marcos indicadores; a estrada é mais antiga, e ninguém faz por nós a viagem em busca da verdade. O que um escritor diz não é o que primeiramente nos importa; trata-se daquilo que é, e nosso espírito se propõe não a repetir, mas a compreender, ou seja, levar consigo, quer dizer, vitalmente absorver, e, finalmente, pensar por si só. A palavra ouvida, é preciso – depois do autor, talvez graças a ele, mas, no final das contas, independentemente dele – obrigar a alma a repeti-la. É necessário recriar para o nosso uso toda a ciência”.

Como reter o conhecimento?

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Santo Tomás de Aquino propõe 4 regras para quem quer reter o conhecimento:

1 – Ordenar aquilo que se quer reter;

2 – Aplicar o espírito profundamente nisso;

3 – Meditar frequentemente sobre isso;

4 – Quando quisermos nos lembrar novamente, retomar o encadeamento das relações por sua extremidade, que o restante virá naturalmente.

Conclusão

Neste curto artigo damos apenas as condições iniciais para que você comece a buscar o conhecimento. Sua jornada está apenas começando e é preciso um esforço constante, muita determinação e persistência. Não é fácil, mas pode ter certeza de que todo o seu trabalho será recompensado.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *