Saúde e Bem-Estar

Como anda sua energia? Veja dicas para ter mais disposição

É interessante saber como aumentar a disposição e ter mais qualidade de vida no dia a dia. Com a correria do cotidiano, a gente acaba esquecendo de cuidar de pequenos detalhes que, somados, podem fazer toda a diferença. Você pode viver melhor, então vamos lá!

tenha-mais-disposição

Cuide do seu sono

Dormir o suficiente, e bem, é fundamental para a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina entre outros), função termorreguladora, relaxamento e descanso da musculatura. Se você precisa acordar cedo, vá dormir mais cedo. 30 minutos podem fazer uma grande diferença!

Mantenha a organização

Sabe aquele amontoado de coisas onde você não encontra nada? Pois é. Viver em um ambiente assim é prejudicial. Ter que ficar procurando coisas perdidas por conta da desordem é estressante e tira a energia. Evite isso.

Beba água

A desidratação te deixa mais cansado e irritado. Mesmo que não esteja sentindo sede, não quer dizer que já bebeu o suficiente. A sensação de sede sempre chega atrasada, quando a pessoa já está desidratada. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Alimente-se a cada 3 horas

Ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo entre em alerta e guarde um “estoque” de gordura, pois não sabe quando receberá alimento novamente. No jejum prolongado, o organismo aumenta a produção de insulina, provocando hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Quando isso acontece, são comuns fraqueza, tontura e mal-estar.

Pratique exercícios físicos

Estudos vêm provando que falta de tempo não é mais desculpa para o sedentarismo. Um deles, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, revelou que praticar 15 minutos de exercícios físicos diários reduz em 14% o risco de morte e aumenta a expectativa de vida em até três anos. Mas não se limite a dar o primeiro passo. Procure investir numa atividade mais intensa, com duração de uma hora, o que não corresponde nem a 4% do seu tempo em um dia inteiro. Deixe a preguiça de lado!

Saia da rotina

Ficar na mesma rotina todos os dias reduz sua energia e suga seu ânimo. Invente algo novo regularmente e não se deixe cair na mesmice.

Esteja perto de quem você gosta

O isolamento causa desânimo e comodismo. Passar tempo com uma pessoa que você aprecia, certamente te dará energia.

Emagreça

Carregar peso é cansativo né? Tente carregar um saco de 10kg de batatas por um tempo e veja o resultado. Agora pense em carregar peso adicional todos os dias. O seu peso adicional! Se você tem excesso de peso, seu corpo trabalha duro para carregar os quilos extra. Perca peso e você terá muito mais disposição e energia!

Dedique-se a algum hobby

A prática de uma atividade prazerosa, sem obrigação alivia o estresse e dá uma sensação de satisfação. Dedique um tempo a fazer coisas que você gosta por prazer.

Com certeza existem várias outras dicas e, se você souber de mais alguma, compartilhe com a gente nos comentários abaixo. Viver melhor só depende de você!

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Com informações de Viva Plenamente e Mais Equilíbrio.  






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