Espinhas
Saúde e Bem-Estar

Espinhas. Qual é a causa delas?

Os cravos e as espinhas são um grande problema para pessoas que se preocupam com a aparência. Mas você sabe o que são cravos e espinhas e por que eles aparecem em nossa pele?

É interessante saber que espinhas, cravos e inchaços são tipos de acne e acontecem quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. No artigo de hoje vamos saber um pouco mais sobre essa condição. 

Veja mais: Pilates para iniciantes sem habilidades.

Sabendo um pouco mais sobre cravos e espinhas

espinhas

A nossa pele contém várias glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa com a função de lubrificá-la. Essa substância também lubrifica os pelos e é eliminada por poros presentes em nossa pele.

O problema acontece quando os poros, por onde deveriam sair essas substâncias, entopem, ou então quando há um aumento na produção da substância oleosa pelas glândulas. É aí que ocorre o aparecimento dos cravos. Quando esse cravo sofre uma infecção por bactérias que são comuns em nossa pele, aparecem as espinhas. Os cravos e as espinhas são as lesões provocadas pela doença de pele chamada de acne.

cravos e espinhas

Esse entupimento pode ocorrer porque as células produzem uma grande quantidade de queratina (proteína encontrada em nossa pele que tem a função de proteger), que pode obstruir os poros. Outros motivos que podem causar o entupimento: uso de produtos de beleza oleosos ou gordurosos, alimentação, uso de alguns tipos de remédios e excesso de hormônios produzidos pelo corpo.

Quando há uma grande quantidade de bactérias no cravo, o nosso corpo tenta reagir e começa uma inflamação. Quando isso ocorre, as regiões em volta da espinha ficam vermelhas, inchadas e muito doloridas, levando ao aparecimento de pus. Quando a espinha está nessa fase, os médicos recomendam não espremê-las, pois isso pode piorar a inflamação e ainda deixar cicatrizes.

Como solucionar o problema?

Existem vários tratamentos para controlar os cravos e as espinhas, mas a pessoa mais indicada para prescrever e acompanhar qualquer tipo de tratamento é o médico dermatologista. Não se aconselha fazer tratamentos caseiros, pois eles podem piorar a situação e ainda deixar sequelas irreversíveis nos casos mais graves.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *