Café ajuda na redução de acidentes de trânsitosize_590_graos-de-cafe

O British Medical Journal publicou um estudo mostrando que motoristas que consomem café têm 63% menos chances de se envolver em acidentes. De todos os 1047 motoristas que participaram do teste, 530 já tinham se envolvido em acidentes automobilísticos enquanto trabalhavam nos 12 meses anteriores ao começo do estudo.

Os resultados mostraram que os motoristas que consumiram substâncias com cafeína tinham uma probabilidade 63% menor de dormir ao volante em comparação com os motoristas que não tomam cafeína.

Ou seja, o consumo de cafeína pode manter o motorista acordado pode protegê-lo do sono e salvar sua vida.

Porém, os cientistas destacam que o efeito estimulante da cafeína não é duradouro e que não deve ser considerada uma substituta ao sono.

Café reduz o risco de suicídio

Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos EUA, mostrou que o consumo de café ajuda na redução do risco de suicídio de homens e mulheres em até 50%.

As informações revelaram que as chances de suicídio caem pela metade entre adultos que consomem entre duas e quatro xícaras de café diariamente.

Isso acontece porque o café estimula o sistema nervoso central e age como um antidepressivo ao aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

Mesmo diminuindo o risco de suicídio, os cientistas recomendam que adultos deprimidos não tomem mais café, porque quando o consumo da substância é maior do que o habitual pode causar efeitos colaterais.

Café ajuda a evitar câncer de fígado

Segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, beber café diariamente pode ajudar a proteger as pessoas de desenvolverem a forma mais comum de câncer de fígado.

O estudo incluiu 179.890 homens e mulheres nos EUA.

Os voluntários foram acompanhados por até 18 anos para que os pesquisadores pudessem rastrear o consumo de café e seus estilos de vida.

Quem bebia de uma a três xícaras por dia tinha uma chance 29% menor de ter o câncer em comparação com as pessoas que bebiam menos de seis xícaras por semana.

E as pessoas que bebiam mais de quatro xícaras por dia apresentaram um risco 42% menor.

Café evita a depressão feminina

Um estudo da Harvard School of Public Health (HSPH) mostrou que mulheres que consomem café possuem menos chances de desenvolver depressão.

Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingere quatro ou mais xícaras da bebida ao longo do dia.

Os pesquisadores estudaram 50 739 mulheres, com idade média de 63 anos. Elas estavam livres da doença quando o estudo começou em 1996.

Café pode alterar o nível hormonal feminino

Uma pesquisa que envolveu mulheres entre 18 e 44 anos de idade, mostrou que beber café e outras substâncias com cafeína pode alterar, por um período curto, os níveis de estrógeno.

Em mulheres brancas, por exemplo, a cafeína parece diminuir os níveis de estrogênio. Já nas asiáticas ocorre o efeito inverso, com o aumento nos níveis do hormônio. Mas os cientistas afirmam que as mulheres em idade reprodutiva que tomam uma xícara de café todos os dias não precisam se preocupar.

Os efeitos nas mulheres saudáveis são tão pequenos que a substância não influencia na ovulação ou no estado geral de saúde, pelo menos em curto prazo.

Café também pode causar transtorno mental

Nem tudo são flores. Pelo lado ruim, o café pode causar transtorno mental temporário e síndrome de abstinência.

Entre os sintomas da intoxicação estão inquietação, nervosismo, excitação, rubor, desconforto gastrointestinal, espasmos musculares, confusão na fala, insônia e alteração do ritmo cardíaco.

Quem exagerou no café e sofreu cinco ou mais desses sintomas pode estar com intoxicação. O psicólogo Alan Budney explica que a sociedade precisa ficar atenta aos efeitos da cafeína, que está cada vez mais presente na rotina das pessoas.

_____________________________________

E você, gosta de café?  Consumindo com moderação você aproveita o que ele tem de melhor.