Ilustrações profundas de um artista polonês criativo
Pawel Kuczynski é um artista polonês que cria ilustrações impressionantes, cheias de sátiras sobre a dura realidade que nos rodeia. Em um mundo cheio de fome, guerras, instabilidade econômica, vícios tecnológicos, problemas de relacionamento, entre outras milhares de coisas, material é o que não falta para suas criações inquietantes. Hoje veremos 14 dessas imagens com uma análise sobre nossa realidade atual. Vamos apreciar e pensar um pouco?
Veja também: A força das mulheres na arte de Priscila Barbosa.
14 ilustrações de um artista polonês que nos fazem pensar
Não existem assuntos proibidos ou limites em suas obras, que possuem temas capazes de tocar profundamente o coração e provocam a reflexão. Com mais de 90 mil seguidores em seu Instagram, Pawel Kuczynski, impacta com suas ilustrações cheias de significado e é possível encontrar em cada uma delas uma crítica, uma opinião, um convite a questionar cada hábito e costume maléfico da atualidade. Confira:
Estamos sendo vigiados?
O excesso de informação e a facilidade na hora de compartilhar qualquer fato ou mentira, nos faz receber a todo o momento notícias sobre a vida de várias pessoas. Mas será que também não estão recebendo notícias das nossas vidas? Será que podemos estar sendo vigiados em todos os momentos dos nossos dias?
Espaço particular
Muitas pessoas lutam para ter um lugar de sossego, um espaço particular, para consumir tudo o que é compartilhado publicamente por todos. O silêncio da solidão é quebrado pelo barulho retumbante dos pensamentos acelerados provocados pelo excesso de informação.
Um tempo de qualidade sozinho
No meio de tanta informação inútil, é como um fôlego novo encontrar refúgio em um bom livro, em um espaço calmo e reservado. A boa leitura tem um poder incrível de transformar pessoas, educar e inspirar.
Recebendo dados
Várias das ilustrações de Pawel falam sobre a temática da tecnologia e evidencia o poder que ela exerce sobre as pessoas atualmente. Na arte a seguir, por exemplo, podemos perceber como as pessoas ficam famintas por informações que chegam a todo momento em seus dispositivos.
Observatório
Muitas redes sociais acabam se tornando grandes observatórios da vida alheia. É triste notar que um espaço cheio de potencial para o compartilhamento de informações úteis, conhecimentos e dicas acaba sendo usado para a fofoca e a desinformação.
O suporte da tecnologia
A seguir, em mais uma ilustração sobre a tecnologia, podemos ver que muitas pessoas se sentem “descalçadas” quando estão sem seus aparelhos. Um celular, tablet ou outro equipamento dá tanto suporte que muita gente acaba ficando totalmente perdida sem a ajuda tecnológica.
Coletando ovos
Na grande indústria que produz em massa, tudo que pode ser automatizado para aumentar a produção e também os lucros.
As ideias de um escritor navegam
Um bom escritor coloca toda a sua criatividade e imaginação na página em branco, que ganha um colorido todo especial para o leitor que sonha e viaja na literatura. Você descobriu o amor pela leitura e já sentiu este prazer? Vivemos em um momento propício com riqueza de informação para quem procura bom conteúdo, basta saber filtrar o que realmente interessa.
Um beijo cortante
Alguns relacionamentos podem ser tóxico e, mesmo com um prazer momentâneo, podem deixar marcas profundas.
Promessas políticas no Twitter
Em tempos de fake news e informações utilizadas estrategicamente na internet, é comum acompanhar vários candidatos espalhando suas “verdades” pelo Twitter.
Receba minha aprovação
As reações online são enviadas como um golpe certeiro e a todo momento somos alertados por curtidas, compartilhamentos, comentários e diversas outras reações boas ou não.
O tapete vermelho do rei obeso
No mundo capitalista, a gula é incentivada e cada obeso representa apenas mais um número nos lucros das grandes redes de alimentação que não se preocupam com a qualidade nutricional.
Instruções
Para tudo hoje em dia existem instruções detalhadas, mas o consumismo é tão estimulado que as pessoas acabam adquirindo produtos que não são adequados às suas necessidades.
Comida saudável
Para cada pessoa com conforto e comida saudável, existem diversas outras que não têm as mínimas condições de alimentação e higiene. Como reverter essa realidade para um mundo mais justo e com menos desigualdade social?
A prisão do relacionamento abusivo
Dentre as ilustrações de Pawel, encontrei essa que fala de como um relacionamento abusivo pode se tornar uma prisão e sufocar os sonhos.
Informação útil
No meio de tanta informação inútil e superficial, feliz é aquele que consegue garimpar grandes pérolas na profundidade da literatura de qualidade. Como é bom viajar pelos grandes clássicos, beber da sabedoria dos grandes mestres, viajar pelos novos horizontes dos nomes modernos e sempre aguçar a criatividade com novos estímulos!
Lunch atop a Skycraper
Para finalizar a série e ilustrações críticas, mais uma fala de tecnologia e do mundo moderno, mas dessa vez é uma releitura super interessante. A arte a seguir é baseada em uma foto muito famosa que você entenderá a seguir. Na arte, os operários agora são sustentados pelo wi-fi e todos estão conectados em seus respectivos aparelhos.
A imagem original
A descrição é do site especializado em fotografias, Foto em Movimento:
Lunch atop a Skycraper, realizada em setembro de 1932 durante a construção do Rockefeller Center em Nova York, é uma foto que mostra 11 operários almoçando, sentados sobre uma viga de ferro, na altura do 69º andar, a 250 metros de altura do nível da rua. A autoria da foto é desconhecida – eram vários os fotógrafos que se aventuravam em escalar as estruturas metálicas e em fazer fotos que mostravam a opulência norte-americano durante a Grande Depressão dos anos 1930’s. Poucas imagens conseguem captar a essência de um lugar e do seu momento histórico como esta.
A imagem se tornou clichê e símbolo dos Estados Unidos, caindo em domínio público e estampando toda sorte de souvenirs. É também uma referência ao trabalho dos imigrantes que construíram aquela cidade.
O negativo original pertence hoje a Corbis que o adquiriu em 1995 da agência de notícias United Press International. A família de Charles Ebbets reivindica a autoria da imagem, embora, pelo menos, outros dois fotógrafos também estivessem no edifício no mesmo dia da tomada da foto, como comprovam a documentação do arquivo do próprio Rockfeller Center.
Conclusão
Pawel Kuczynski continua criando e você pode acompanhar suas últimas ilustrações em seu Instagram. O mundo de hoje fornece vasto material para a criação de obras críticas e muitas nos levam à reflexão. Qual foi a que você achou mais interessante? Deixe sua opinião nos comentários!