Curiosidades

Pessoas com um olho de cada cor? O que é isso?

É interessante saber que existe uma anomalia genética em que uma mesma pessoa pode ter olhos de cores diferentes. Isso chama-se heterocromia.

A atriz e modelo Kate Bosworth tem o olho direito parcialmente marrom, já o esquerdo completamente azul.
A atriz e modelo Kate Bosworth tem o olho direito parcialmente marrom, já o esquerdo completamente azul.

Causada por excesso ou falta de melanina, a heterocromia pode ocorrer como resultado da genética, doença ou machucado.

Uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará (muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul). Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Tipos de heterocromia:

  • A Completa é quando cada um dos olhos têm cores diferentes (por exemplo, um castanho e outro azul) e talvez seja a mais impressionante.
  • A setorial ocorre quando há duas cores diferentes na mesma íris (um toque de uma segunda cor diferente da dominante).
  • A última, central, ocorre quando a íris têm dois ou mais “círculos” de cor (por exemplo, azul com um arco dourado perto da pupila ou externamente).

O mais curioso é que existem apenas três pigmentos que aparecem na íris: azul, castanho e amarelo. A quantidade de cada um define a cor final do olho.

A anomalia é rara e pode ser herdada dos pais. Surge da combinação de fatores genéticos e adquiridos e não significa sinal de fraqueza genética.

Pode ser rara, mas muitas celebridades a possuem, como Kate Bosworth, Jane Seymour, Mila Kunis e Michael Flatley.

David Bowie possuía heterocromia?

David Bowie não possuía heterocromia
David Bowie não possuía heterocromia

A resposta é não.

Ao contrário do que se afirma em muitas fontes, o músico e o ator britânico David Bowie não possuía heterocromia, mas outra disfunção denominada anisocoria que adquiriu em função de uma briga na adolescência que lhe tirou parcialmente a visão e a percepção das cores de um dos olhos, na qual uma das pupilas mantém-se sempre do mesmo tamanho (dilatada), dando a impressão de que os olhos são de cores diferentes quando a outra pupila está contraída. Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, fazendo assim que eles fiquem de cores diferentes.

Com informações de Hypescience.

______________________________________

Gostou do artigo? Fizemos ele a partir da dúvida da nossa leitora Fernanda Rocha Lima, que entrou em contato pelo Facebook. Quer saber mais sobre algum assunto? Tem alguma dica de artigo para nós? Entre em contato pelas redes sociais ou envie e-mail para contato@interessantesaber.com.br .


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *