emagrecendo na praia
Saúde e Bem-Estar

8 maneiras de queimar caloria na praia

Confira formas práticas e divertidas para perder calorias em meio à areia, ao sol e à brisa do mar!

A praia é o local ideal para relaxar o corpo e a mente, já que o barulho das ondas, a brisa do vento e a sensação de pisar na areia são incomparáveis. Porém, esse grande ambiente a céu aberto também pode ser usado por quem quer emagrecer.

De acordo com estatísticas obtidas pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), com dados de 2016, 59,2% da população brasileira com até 8 anos de estudo apresenta sobrepeso, um indicador que chama a atenção.

Isso ressalta a importância dos exercícios físicos, e é possível aproveitar o ambiente litorâneo para perder peso de maneiras saudáveis e divertidas. Assim, além de sentir os raios de sol e se refrescar no mar, você poderá queimar boas calorias!

8 alternativas para perder calorias na praia

Escolha os exercícios e atividades que mais lhe agradam, seguidos das calorias que podem ser queimadas em uma hora, e esteja no caminho certo para perder as tão sonhadas calorias sem precisar estar dentro de uma academia!

perdendo calorias na praia

1 – Vôlei de praia: 500 calorias

O Brasil aparece como o maior medalhista olímpico desse esporte, com 13 medalhas ao todo, mas quem não for profissional também pode jogar para se divertir e perder calorias.

O esporte é intenso, já que é preciso correr, pular, rebater e ajeitar a bola para o companheiro, o que mantém o time sempre em movimento. Porém, o fato de ser um jogo traz a descontração necessária para conseguir lidar melhor com o cansaço.

A prática do vôlei de praia gasta mais calorias do que o convencional, já que o solo é irregular e desafiador. Só não se esqueça de beber bastante água para ficar hidratado enquanto joga.

2 – Caminhadas: mais de 200 calorias

Fazer caminhadas em superfícies planas e firmes faz o corpo gastar 200 calorias por hora, valor que é ainda maior na praia, já que o solo é irregular, o que demanda mais esforço e energia.

A queima de calorias é intensificada se você tiver que levar algo durante a caminhada, como uma garrafa de água ou uma bolsa, por exemplo. Além disso, a oportunidade de desbravar o delicioso ambiente da praia enquanto caminha deixa a atividade ainda mais especial.

3 – Corridas na água: quase 500 calorias

Correr na praia pode queimar pelo menos 500 calorias tranquilamente, graças ao maior esforço que o corpo precisa fazer para superar os desníveis naturais da praia, mas essa é uma atividade bem cansativa. Correr na água é uma alternativa menos pesada e tão benéfica quanto.

O impacto nas articulações é reduzido graças à água, e você ainda pode sentir o frescor da água para amenizar o calor, tudo isso com a possibilidade de mandar embora quase 500 calorias em uma hora.

4 – Atividades na água: mais de 300 calorias

É difícil estar na praia e não sentir vontade de pular no mar para se refrescar. Além da descontração, é possível perder mais de 300 calorias nas atividades feitas embaixo d’água.

Você pode nadar ou apenas boiar por diversão no mar, o que te faz gastar mais de 300 calorias, além de bodyboarding (272 calorias) e caiaque (140 calorias). Escolha sua atividade preferida e mande as calorias embora com as ondas!

5 – Jogar frisbee: 175 calorias

Essa atividade, querida por crianças, adultos e até animais de estimação é divertida, ajuda a desenvolver a coordenação motora e a musculatura dos ombros e braços e, de quebra, pode levar até 175 calorias por hora.

Intensifique a queima de calorias ao pegar o frisbee enquanto pula ou corre. Um exercício interessante para perder calorias e desenvolver suas habilidades é jogar o frisbee com a sua mão que não é a dominante – além de treinar, quem recebe o disco terá que correr mais para poder alcançá-lo devido à precisão reduzida.

6 – Andar de jet-ski: 400 calorias

Os jet-skis trazem ao mar a liberdade e a adrenalina de andar de moto, mas nem todo mundo sabe que essa é uma atividade que também gasta calorias! Afinal de contas, é preciso controlar o veículo aquático e equilibrá-lo, o que exige força dos músculos.

Uma hora de jet-ski equivale a 400 calorias perdidas, além da possibilidade de conhecer vistas incríveis no meio do mar, o que pode render boas fotos e experiências inesquecíveis.

7 – Fazer castelos de areia: 100 calorias

Uma atividade geralmente feita por crianças, mas que também chama a atenção dos jovens e adultos que querem construir pequenas edificações de areia. Fazer castelos pode queimar até 100 calorias por hora!

Além disso, é possível combinar a atividade com a corrida ou a caminhada se a areia for recolhida em um ponto distante e transportada até o local do castelo. Com isso, é possível queimar de 2 a 3 vezes mais calorias do que apenas em sua construção.

8 – Malhar em academias a céu aberto – 350 calorias

É comum encontrar academias a céu aberto nos calçadões das praias, com equipamentos que podem trabalhar com a musculatura de todo o corpo, diversificar as atividades feitas na areia e no mar e, ao mesmo tempo, resultar na queima de calorias.

Uma hora de exercícios aeróbicos de baixo impacto resultam em 365 calorias perdidas, valor que foi usado como referência para calcular as calorias perdidas nas academias ao ar livre, embora possa variar de acordo com a intensidade e o equipamento escolhido.

Seja qual for o aparelho escolhido, é certo que a atividade será positiva para o corpo e a mente, ainda mais com uma paisagem tão maravilhosa ao fundo.

Perca calorias na praia ao mesmo tempo que se diverte!

perdendo calorias na praia

Pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos podem se exercitar na praia e proceder com a tão desejada queima de calorias, além de sentir o relaxamento e a tranquilidade que são inerentes das praias.

Que tal aproveitar os benefícios para o corpo e a mente proporcionados por uma academia ao ar livre enquanto aprecia aquela paisagem maravilhosa e se refresca com a brisa do mar? Acredite, essa é uma experiência que vale a pena!


Comentários

1 de dezembro de 2018 at 22:42

Obrigado por compartilhar este artigo. Parabéns.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *