vassoura-de-pé
Sem categoria

A explicação científica para a brincadeira da vassoura que permanece de pé sozinha

Na última semana uma brincadeira viralizou e muitos internautas ligaram a história à NASA, que teria dito que a Terra estaria num ponto de órbita em que a rotação estaria em equilíbrio e por isso as vassouras de todo mundo poderiam se equilibrar sozinha. Essa história precisa de uma explicação melhor e é isso que você verá no artigo de hoje.

Veja também:

O assunto ficou entre os mais lidos do Twitter e muita gente que foi fazer o teste ficou surpresa. Realmente as vassouras ficam de pé sozinhas, mas isso tem um motivo que pode ser explicado.

Física

A vassoura tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas. Portanto, quando apoiamos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo é distribuída nas cerdas, equilibrando o objeto.

Vassoura de pé
Vassoura de pé. Fonte: Revista Galileu.

A explicação para as vassouras conseguirem “ficar de pé” tem mais a ver com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que o com as forças gravitacionais que afetam a Terra.

A situação só não ocorre caso a vassoura seja torta, porque nem todas foram projetadas para sustentar o próprio peso: o centro de massa de alguns objetos pode estar mais acima do cabo, o que torna o equilíbrio nessas circunstâncias um pouco mais difícil.

Boatos

O suposto equilíbrio planetário é uma antiga crença: há anos essa brincadeira é comum nos Estados Unidos, principalmente durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera naquela parte do mundo em meados de março.

Veja algumas “mágicas” nas redes:


E teve gente que foi além


Com informações da Galileu.


Comentários

17 de fevereiro de 2019 at 17:00

Vou ser sincero. Não tenho preconceito, já fui gordo, muita gente na minha família é gordo e eu tenho muitos amigos e amigas gordos que eu adoro, são irmãos mesmo. Mas eu não fico com mulher gorda, não gosto. Posso ser amigo, mas não consigo sentir vontade de namorar com uma gorda.



Flavio
21 de fevereiro de 2019 at 13:28

Não entendi o conceito, pois moro no litoral e sempre teve gorda na praia. Alguém por acaso impediu?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *