Arroz e feijão
Saúde e Bem-Estar

Arroz e feijão são importantes para a saúde

É interessante saber que uma alimentação saudável, juntamente com exercícios físicos e outros bons hábitos são essenciais para uma boa saúde. No quesito alimentação, arroz e feijão formam uma dupla de grande importância. Os ingredientes, que são muito comuns na culinária brasileira, formam uma importante combinação e fornecem todos os aminoácidos essenciais para o corpo. 

Veja também: 10 alimentos para quem tem prisão de ventre.

Arroz e feijão são importantes para a saúde

Mesmo fazendo parte de pratos tradicionais da nossa culinária, o arroz e o feijão são substituídos em alguns casos por alimentos industrializados. Essa substituição não é recomendável, pois os dois ingredientes são alimentos muito importantes para a saúde.

Arroz e feijão

Aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser conseguidos na alimentação. Arroz e feijão são essenciais porque fornecem aminoácidos importantes e necessários à nossa saúde.

Arroz

É rico nos aminoácidos metionina e cisteína, mas pobre no aminoácido lisina, que também está ausente em diversos outros cereais.

Feijão

É rico em todos os aminoácidos essenciais e é rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados).

A combinação

Juntos, um fornece o que o outro não contém e, dessa forma, se completam. Arroz e feijão garantem que nosso corpo obtenha todos os aminoácidos essenciais. Além disso, apresentam importantes nutrientes necessários à saúde. O arroz é uma grande fonte de energia (carboidrato) e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2. No caso do arroz integral, são fornecidas também as fibras, importantes para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de algumas doenças, como câncer colorretal, obesidade e diabetes. Não podemos esquecer que o arroz apresenta quantidade baixa de sódio e taxas pequenas de gordura.

O feijão, por sua vez, fornece também importantes nutrientes, tais como o ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Ele ainda é rico em fibras e tem função antioxidante. O feijão também é um alimento com pouco teor de sódio e gordura.

Podemos concluir que o arroz com feijão não é apenas uma combinação tradicional de nossa culinária. Esse prato simples e saboroso proporciona uma série de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Trocar um prato de arroz com feijão por uma comida de fast food pode trazer prejuízos à sua saúde.

Com informações de Mundo Educação.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *