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Saúde e Bem-Estar

Veja como os alimentos influenciam na sua disposição diária

Saiba qual a relação que os alimentos têm diretamente com a nossa disposição diária.

Não é novidade para ninguém que uma boa alimentação faz maravilhas com o nosso corpo, além, é claro, de manter uma vida saudável.

Mas os alimentos também possuem diversos nutrientes que estão sempre nos dando uma carga a mais de energia, o que influencia diretamente na nossa disposição diária.

Quem tem uma vida agitada, muitas vezes por si só, não consegue obter uma carga boa de energia no outro dia, o que pode resultar em cansaço, estresse e falta de disposição para as próximas atividades.

Vale lembrar que a associação de cansaço com alimentos calóricos não é necessariamente correta, até porque as calorias também nos dão combustível.

Porém, não saia por aí comendo diversos alimentos calóricos com a mente pensando em energia, pois os responsáveis pelo ativamento desse combustível fornecido pelas calorias são os nutrientes e vitaminas.

Entenda a seguir quais são os alimentos que influenciam diretamente na nossa energia e porque isso ocorre.

alimentos
Fonte da imagem: Pexels.

A disposição precisa ser estimulada!

Falta de ânimo, cansaço excessivo e estresse podem ser sinais claros de que o seu organismo não se encontra 100% saudável.

Também não é novidade que o nosso corpo funciona melhor quando praticamos atividades físicas, alimentação balanceada e temos uma boa noite de sono.

Em determinado momento do nosso dia, a falta de disposição e fadiga farão nosso corpo perder todo o ritmo que a nossa rotina está acostumada.

Os alimentos que são ricos em vitaminas e minerais são essenciais para que o nosso organismo consiga transformar todos esses nutrientes em energia, que será necessária para encarar outro dia.

Caso você esteja gastando mais energia do que o seu corpo produz, é hora de mudar os seus hábitos alimentares.

Alimentos que fornecem mais energia para o corpo

Para se livrar da sensação de cansaço e evitar entrar em uma vida sedentária, o conselho é ter novos costumes alimentares.

Isso não significa se abster totalmente de comer doces e alimentos calóricos, mas é importante priorizar alimentos e frutas que darão ao seu organismo tudo que ele precisa para ter força.

Além da sua disposição, seu humor tende a ficar muito melhor, e isso irá estimular seu entusiasmo para o trabalho, praticar atividades físicas e suas outras tarefas diárias.

Abacate

O abacate é uma fruta que possui ácido pantotênico e vitamina B. É rico em gorduras e fibras, que ajudam as células do corpo a transformarem os alimentos em energia.

A gordura que contém a fruta ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos que estão na sua rotina. Também colabora na saciedade, então você tende a comer menos “besteiras”.

Batata Doce

De todos os alimentos que dão energia, a batata doce está na liderança por conta dos seus carboidratos, que dão uma fonte de combustível muito mais rápida no nosso organismo.

Fora os carboidratos integrais, a batata doce é rica em fibras que são absorvidas de forma mais lenta do que o açúcar.

Como tem uma vasta fonte de fibras, a batata doce ajuda a diminuir a taxa de digestão e libera a energia de forma lenta mas constante.

Açaí

O açaí é uma típica fruta brasileira que é rica em carboidratos, vitaminas C, B1 e B2, que fornece toda a energia necessária para um bom funcionamento do nosso organismo.

Por ser também uma fonte de gorduras insaturadas, ele acaba por ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol.

Banana

Essa fruta é uma fonte de triptofano – um aminoácido precursor da serotonina. Nada mais é do que um transmissor com a função de regular o sono, o humor e auxiliar na prevenção de distúrbios emocionais.

Por ser repleta de bons carboidratos, potássio e nutrientes, ela é bastante recomendada para ser ingerida como um pré-treino, já que oferece energia de forma rápida.

O potássio que a fruta contém ajuda na hidratação, que é um fator importante para o corpo se sentir naturalmente mais alerta.

Água

Comer, ter boas noites de sono e se movimentar são os três pontos que te ajudarão a manter uma boa resistência. Porém, não se pode esquecer que a água também é extremamente necessária nesta equação.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o café como um apoiador, mas a cafeína pode causar um aumento no nervosismo e na ansiedade, então neste caso a dica é substituir o café pela água.

Como a desidratação pode resultar na falta de produção de energia, beber muita água é essencial para dar um impulso e manter a sua disposição.

Chocolate amargo

Por conter antioxidantes, o chocolate amargo ajuda a retardar o envelhecimento precoce e auxilia também na saúde do coração. Além disso, sua composição de cafeína, ajuda a manter o corpo mais disposto e em alerta. 

Escolha uma opção que contém cacau com baixo teor de açúcar, pois fora a cafeína, ele possui teobromina, que também é um estimulante para energia e humor.

Água de coco

A água de coco é considerada um energético natural por ser isotônico, e suas propriedades naturais contêm vitaminas B1, B2 e B5, minerais como potássio, sódio, manganês e cálcio.

Além de hidratar, a água de coco age como um antioxidante e auxilia também na prevenção do envelhecimento, aumentando a disposição e a energia do corpo e da mente.

Mel

Para quem não abre mão do doce, mas procura diminuir o teor de açúcar no corpo, o mel é a opção perfeita. 

Ele também contém vitamina C com ação antioxidante. O mel é rico em glicose, frutose e carboidratos que são necessários para aumentar a energia corporal. 

Não se esqueça das atividades físicas

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos que irão te ajudar a ter mais disposição no dia-a-dia, não se esqueça de colocá-los na sua dieta antes de realizar alguns exercícios físicos. Dessa forma, aumentará sua disposição e manterá uma saúde balanceada.

Lembrando que para as atividades físicas, adotar uma moda fitness é essencial. Afinal, as roupas, os calçados e os acessórios utilizados durante os treinos têm o poder de influenciar diretamente o desempenho e o conforto.






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