Saúde e Bem-Estar

7 coisas simples que engordam e muita gente faz todos os dias

É interessante saber que nossos hábitos podem mudar nossa vida para melhor ou para pior. Hoje separamos uma lista de 7 coisas bobas que muita gente faz todos os dias e que engordam. Vamos descobrir e evitar!

7-hábitos-que-engordam

1- Dormir muito

Isso mesmo! Dormir demais faz você ganhar peso. E não só porque você está parado durante o sono (obviamente). Mas porque um sono regular que dure mais do que 10 horas faz seu índice de massa corporal (IMC) aumentar drasticamente. Sem contar que, quanto mais tempo você passa dormindo, menos energia seu corpo vai gastar, e menos calorias eles vai consumir.

2 – Dormir pouco

O oposto também não é indicado. Quanto menos horas de sono você tem, maior vai ser a produção do hormônio cortisol no seu organismo. Esse hormônio faz você querer comer, e uma produção excessiva vai fazer você ficar faminto, com mais frequência, e por mais tempo. Ou seja, dormir pouco faz você querer comer mais do que precisa, e se você come muito, você engorda. A quantidade ideal de sono é de 7 à 9 horas, dependendo da sua rotina e necessidades fisiológicas.

3 – Ficar em ambientes escuros

Acordar e deixar as persianas e/ou cortinas fechadas, ou se esconder debaixo do cobertor para ficar no escurinho, faz você engordar. Pesquisas mostram que as ondas de luz azulada, emitidas pelo Sol da manhã, ajudam seu corpo a “acordar”, e ativa o metabolismo. Pelo menos de 20 a 30 minutos dessa luz são suficientes para ajudar a diminuir seu peso. Por isso, tente tomar café da manhã perto de uma janela, ou ficar próximo dessa luz enquanto acorda e se prepara para mais um dia.

4 – Dormir em uma cama desconfortável

Uma pesquisa feita pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que você dorme melhor em uma boa cama, e que seu peso diminui se sua cama (e consequentemente, seu sono) forem bons. Um bom sono é o caminho para um peso saudável.

5 – Não saber seu peso

Estudos da Universidade de Cornell mostram que pesar-se todos os dias é uma forma muito eficiente de emagrecer. Isso ajuda você a controlar seu peso e a ter uma disciplina alimentar melhor. O melhor horário para se pesar é durante a manhã, quando o corpo tem menos líquidos retidos.

6 – comer muito de uma só vez

Pesquisadores da Universidade de TelAviv afirmam que comer muito pela manhã estraga nosso corpo. Você deve comer um café da manhã com aproximadamente 600 kcal, entre carboidratos, proteínas e até “doces”. Essa quantidade ajuda você a manter sua dieta e hábitos alimentares durante o dia.

7 – Não fazer exercícios físicos

Essa está na cara, né? É muito importante se mexer, mas não só na academia. São as pequenas coisas, que juntas, podem fazer a diferença na queima daqueles quilinhos a mais. Subir escadas em vez de pegar o elevador, ir à pé no mercado da esquina em vez de pegar o carro, fazer exercícios simples em casa, aproveitar para movimentar seu corpo o máximo que puder. Então deixe de preguiça e mexa-se!

_____________________________________

O que achou do artigo? Deixe suas opiniões nos comentários e compartilhe com seus amigos.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *