Curiosidades

Por que vários insetos procuram a luz?

É interessante saber que luzes naturais ou artificiais são capazes de atrair um grande número de insetos. Mas por que eles buscam a luz?

insetos-buscando-a-luz

A resposta é muito simples. É tudo uma questão de orientação.

Os insetos existem a milhões de anos, muito antes da existência dos seres humanos. Dessa forma, os cientistas acreditam que os insetos com hábitos noturnos (que voam à noite) evoluíram nesta época em que os seres humanos não existiam e muito menos a luz artificial. A única luz que eles tinham durante a noite, era a luz da lua. Assim, eles instintivamente seguiam essa luz com a intenção de voar em linha reta. Este comportamento era muito útil para que eles pudessem navegar no escuro. É um instinto, ou seja, até hoje eles fazem isso sem pensar, pois ao longo de milhões de anos seus ancestrais já seguiam a luz e nunca houve problemas de colidir com nada artificial.

O instinto pode mudar com o tempo?

Atualmente os insetos voam para uma luz artificial até colidir com ela e, em alguns casos, até perdem a vida por isso. Eles não podem evitar, faz parte do seu instinto que foi cuidadosamente desenvolvido como uma ferramenta de navegação à noite. Alguns cientistas arriscam acreditar que se tivermos mais alguns milhões de anos de evolução com a luz artificial sempre presente, certamente os insetos darão um jeito de adaptar e evoluir este instinto, como todas as espécies fizeram ao longo da história para sobreviver.

Curiosidades:

  • A reação à luz é chamada de fototropismo. E os insetos são mais facilmente atraídos por cumprimento de onda curta, como o azul e violeta.
  • Os entomólogos (pessoas que estudam insetos) utilizam a luz como estratégia para coletar insetos noturnos.

__________________________________________

Com informações de Diário de Biologia.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *