Curiosidades

Quando surgiu o primeiro calendário?

É interessante saber que o calendário ajuda muito na organização do nosso tempo e dos eventos que giram em torno dele hoje em dia. Mas onde e quando surgiu o primeiro calendário?

 

Ilustrações: Sandro Castelli.
Ilustrações: Sandro Castelli.

Pesquisas mostram que o primeiro calendário foi feito na Mesopotâmia, aproximadamente em 2700 a.C., entre os sumérios e, posteriormente foi aprimorado pelos caldeus. Esse calendário possuía 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (na imagem acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos.

O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios (acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano – uma herança do Império Romano.

Fonte: Brasil Escola.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *