Curiosidades / Receitas e Culinária

Por que a pipoca estoura?

É interessante saber que a pipoca (do tupi antigo pira – pele + pok – estourar = pele estourada) é um alimento feito com um milho específico, o milho para pipoca, e é acompanhamento ideal para aquele filme bom de assistir. Mas por que a pipoca estoura?

gif_explica_coisa_funciona2_10

A pipoca estoura por causa de 3 elementos:

A umidade dentro da semente, o amido dentro da semente e a casca dura que envolve a semente.

Quando uma semente de pipoca esquenta (em uma panela, pipoqueira ou forno de microondas), a água dentro da semente se expande. A umidade é extremamente importante para a pipoca. Se não houver água na medida certa, a semente não estoura. Nesse momento, a pressão dentro da casca aumenta bastante, a semente estoura. Essa parte é fácil de entender: muitas coisas explodem quando você as esquenta.

Agora vamos para a parte mais complicada: o pequeno grão de amido gelatinizado não estoura, porém se expande em pequenas bolhas gelatinosas. As bolhas próximas se fundem e solidificam formando uma malha tridimensional, parecida com uma pia cheia de espuma de sabão. Esta é a parte branca, fofa, que comemos.
O pão se comporta de maneira semelhante: ele se expande e se solidifica (só que mais devagar).

_______________________________________

Com informações de: How Stuff Works?

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

28 de julho de 2019 at 00:29

Oi! gosto muito de seus artigos, informativos e atual. Parabéns



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *