Turismo

Descubra a Ilha do Mel. Dica de viagem

É interessante saber que no litoral paranaense existe um lindo lugar chamado Ilha do Mel. O local faz parte do Município de Paranaguá e muita gente afirma que tem as melhores praias do estado do Paraná. Belo lugar pra se conhecer né? Achava que a gente ia te botar em furada?

Ilha-do-Mel-no-Paraná

Patrimônio ambiental

O local é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por ser uma Reserva da Biosfera, título reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Dessa forma, existe um rigoroso controle para a preservação do ambiente. O conjunto de mar, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos e restingas da mata atlântica convida a longas caminhadas, boa parte delas em trilhas bem sinalizadas.

trilhas-Ilha-do-Mel-no-Paraná
Belas trilhas por toda a ilha

Identidade rústica e serena

Não são permitidos automóveis ou animais como meio de transporte. O principal meio de locomoção é a bicicleta. Mas, com tantas lindas trilhas, o legal mesmo é caminhar e aproveitar o belo visual.

A lotação máxima é de 5.000 pessoas, marca raramente atingida.

O controle e o cadastro dos visitantes são feitos no terminal de embarque de Pontal do Sul, um balneário de Pontal do Paraná, ou no terminal de embarque de Paranaguá. De lá os barcos partem para as vilas de Encantadas, ao sul, ou de Brasília, ao norte, que concentram a estrutura de pousadas, restaurantes, postos de saúde e de informações, com mapas.

Para muitos, o charme do lugar, procurado especialmente nos feriadões, vem da rusticidade e da sensação de isolamento. A iluminação elétrica, antes a diesel, chegou em

escada-que-dá-acesso-à-Gruta-das-Encantadas
Escada que dá acesso à Gruta das Encantadas

1998, por cabos submarinos. Não há postes de iluminação pública, e é sempre uma aventura caminhar à noite, de lanterna na mão, por ruelas e pontezinhas. O breu esconde o verde luminoso da vegetação durante o dia. Com chuva, adiciona-se lama aos trajetos.

Quem procura sossego e quer fugir da agitação das grandes áreas urbanas, a Ilha do Mel é uma ótima escolha.

Patrimônio histórico e natural

A Ilha do Mel conta com pontos de importância histórica como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, além de obras esculpidas pela própria natureza, como a Gruta das Encantadas, localizada ao sul da ilha e considerada o patrimônio natural mais importante da região.

Agitação em meio à tranquilidade?

Gruta das Encantadas
Gruta das Encantadas

Sempre existem opções para a galera mais agitada. O melhor pico para o surf é praia Grande, que faz jus ao nome com séries que chegam a atingir mais de três metros. As praias do Farol e de Fora também também são boas opções para a galera das pranchas.

À noite a dica é ir para a vila de Nova Brasília ou Encantadas, pedir uma bebida e curtir o som nos barzinhos. São vários ritmos para vários gostos.

Por ser muito apreciado por jovens, esse refúgio é incluído na programação de festas de formaturas, entre outras.

Não deixe de visitar:

Já falamos dos principais pontos da ilha mas é importante recapitular e dizer onde você NÃO deve deixar de ir ao visitar a linda Ilha do Mel. Veja:

  • Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres – Da vila de Nova Brasília até a fortaleza são 40 minutos de uma gostosa caminhada com o pé na areia e vista para o mar. A construção foi erguida em 1770 e fica à beira-mar. Quando a maré está alta não há como ir pela praia, no entanto, há uma trilha alternativa. Fala sério, né? Não deixe de passar por lá!
  • Gruta das Encantadas – Um lindo patrimônio natural esculpido pela natureza. Localizada no extremo sul da ilha, a gruta é um local místico, que tem sua fama calcada em legítimas histórias de pescadores.
  • Farol das Conchas – Construído durante o reinado de D. Pedro II, o farol de 18 metros pode ser visto de praticamente todos os pontos da ilha. Quem vai até o Morro das Conchas e não desiste diante dos 140 degraus que levam até o farol são contemplados com uma belíssima vista da região. Bem, se a ideia é fugir da área urbana, não pode ter elevador. Sobe que compensa!

__________________________________

Ficou com vontade de conhecer? Já conheceu e tem belas histórias? Tem alguma dica de viagem imperdível que quer compartilhar com a gente? Comente abaixo com seu Facebook ou envie e-mail para contato@interessantesaber.com.br .






Comentários

6 de dezembro de 2018 at 06:47

Adoro seu site, sempre voltou e vejo algumas novidades Segue meu endereço do meu website caso alguem queira novidade sobre markeitng digital: http://loopagencia.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *