Colesterol alto
Saúde e Bem-Estar

Colesterol alto atinge mais da metade dos adultos brasileiros

É interessante saber que o colesterol alto atinge mais da metade dos adultos brasileiros. Todos os anos, no dia 8 de agosto, acontece o Dia Nacional do Combate ao Colesterol e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que 70% só fez exame após os 45 anos.

Uma pesquisa realizada pela (SBC) constatou que os níveis de colesterol elevado atingem cerca de quatro em dez brasileiros adultos. Isso significa cerca de 60 milhões de pessoas ou 40% da população. Assustador, né?

Veja também: Arrancar os pelos do nariz pode prejudicar a saúde.

Colesterol alto atinge mais da metade dos adultos brasileiros

Colesterol alto

O estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostrou também que aproximadamente 11% nunca fez exame de colesterol e quase 70% só realizou o exame após os 45 anos de idade. O levantamento foi feito com 850 pessoas de todo o Brasil.

Segundo dados da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2016, realizado em todo o país, os índices elevados de colesterol são mais frequentes em mulheres (25,9%) do que em homens (18,8%). Adultos entre 55 e 64 anos são os mais afetados (41%).

Tratamento

O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa, informa que o tratamento para o colesterol elevado nem sempre consiste em tomar medicamentos. “Pode ser mudança no estilo de vida. Mas o acompanhamento médico tem que ser regular para que o cardiologista possa indicar o remédio ou não, no momento mais adequado”, orienta.

colesterol alto

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *