mulher correndo
Curiosidades

5 coisas que geram dopamina em excesso

Chamado por muitos de o hormônio da felicidade, a dopamina gera muito mais do que apenas sorrisos. Ela é responsável por garantir o bom funcionamento do organismo. Quando está em níveis muito baixos, além de uma tristeza enorme, o risco de uma depressão aumenta bastante. Por isso, é muito importante garantir que seus níveis estejam sempre num bom patamar.

Algumas pessoas elevam o nível de dopamina com o uso de medicamentos. Mas você pode fazer isso com nossas dicas de hoje sobre coisas que ajudam a gerar dopamina em excesso.

Para lhe ajudar a aumentar a produção desse neurotransmissor, preparamos esse artigo com cinco coisas que geram mais dopamina. Confira agora mesmo!

 

1 – Consuma menos açúcar

Comer uma barra de chocolate te deixa feliz? Sim, é verdade. Quando você ingere alimentos açucarados, o cérebro é sobrecarregado com uma enorme quantidade de dopamina, mudando completamente sua química. Mas, o que parece bom em um primeiro momento, acaba se mostrando uma péssima ideia, porque quando os níveis de dopamina baixam, você busca mais açúcar para que eles aumentem novamente, e aí seu cérebro enxerga no açúcar algo que lhe faz bem, e vai querer sempre mais.

Acontece que sabemos o que acontece ao corpo quando comemos muitos doces. Então, o melhor aqui é comer menos açúcar. Assim o organismo fica menos dependente e você sofrerá menos sempre que não tiver aquele docinho depois do almoço.

2 – Consumir mais tirosina

Um dos 20 aminoácidos essenciais, a tirosina deixa o corpo em estado de alerta, foco e atenção. Ou seja, nos deixando prontos para o dia, e com o organismo inundado de dopamina. Essa substância pode ser ingerida na alimentação, através da ingestão de itens como soja, banana, feijão-de-Flórida, sementes de abóbora, sementes de gergelim, amendoim e abacate.

Nada melhor do que uma boa noite de sono!

 

3 – Dormir bem

Nosso cérebro libera maiores quantidades de dopamina no início do dia, para que você esteja motivado para fazer todos os seus afazeres rotineiros. Por outro lado, à noite, o nível de dopamina é bastante reduzido, para que você consiga dormir bem.

Mas, quando você não consegue dormir bem, a concentração de dopamina no corpo fica comprometida, porque seu organismo simplesmente não sabe quando é hora de começar a fabricação.

Então, é muito importante dormir bem, garantindo assim que seus níveis de dopamina se equilibrem. Nada melhor do que uma boa noite de sono bem revigorante.

4 – Tome sol

Você já ouviu falar que pessoas que vivem em locais onde o sol brilha muito pouco tendem a sofrer mais com depressão ou infelicidade? Pode até parecer mentira, mas não é mesmo, e a ciência pode comprovar. Nosso corpo precisa de sol para liberar altas doses de dopamina. Então, sempre que possível, tome sol, mas fora do horário mais quente, e nunca esqueça do filtro solar para que não tenha problemas de pele.

5 – Movimente-se

Os exercícios físicos não fazem bem apenas ao corpo, mas também para a mente. Quando nos mexemos, nosso corpo aumenta a produção de dopamina, nos deixando literalmente mais felizes. Além disso, a prática regular de exercícios físicos faz com que a produção do neurotransmissor seja equilibrada, evitando picos de bom e mau humor.






Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *