vitimização
Comportamento

Você não é uma vítima, mas pode estar sabotando a sua vida

É interessante saber e reconhecer que todas as pessoas têm algum tipo de limitação, alguma história de dor e perda, e já venceram diversos desafios na vida. Diante dessas situações de dificuldade, as pessoas podem escolher entre duas opções que fazem toda a diferença: se tornar vítima, condicionando sua vida a sentimentos de piedade e dó, ou transformar a dor em motivação para seguir em frente e enfrentar todos os obstáculos internos e externos.

Veja também:

A vitimização

A vitimização consiste justamente no hábito de transformar alguém em vítima, e o termo vale especialmente para quem coloca a si mesmo como vítima das situações. Pessoas que se colocam como vítima frequentemente usam frases como:

  • “As coisas nunca dão certo para mim”;
  • “Sou um azarado”;
  • “A vida é injusta comigo”;
  • “As pessoas são más comigo”;
  • “Ninguém me entende”;
  • “Eu não tenho culpa”;
  • “Eu não queria ser assim”.

Quando você se sabota

Usar situações difíceis como desculpa para não tomar decisões e se esforçar, pode ser um grande obstáculo. Mesmo que o trauma ou dificuldade tenha marcado sua vida, você pode procurar a ajuda de profissionais capacitados e cercar sua vida de estímulos que curam.

Você não é uma vítima
Você não é uma vítima.

Como parar de ser vítima de sua própria história

Assuma seu poder

Se o que acontece na sua vida não é responsabilidade sua, você também não tem o poder de mudar. Pensando assim, fica claro o quanto você fica dependente e vulnerável quando não assume a responsabilidade pelas coisas que acontecem na sua vida.

Aprenda com as adversidades

Encontre o aprendizado por trás das suas dores. Entenda que a vida não é feita apenas de bons momentos, que as pessoas não são perfeitas e que nem sempre as coisas serão como você deseja. É preciso coragem para enxergar o lado escuro da vida sem perder a consciência de que todo acontecimento tem uma lição importante.

Colocando essas dicas em prática, você verá as dificuldades de maneira diferente e usará as adversidades como impulso para suas conquistas.

Com informações de Sbie.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *