
Entenda como o seu cérebro busca o prazer e porque você precisa administrar isso
O mecanismo do cérebro responsável pela sensação de prazer é fundamental para a nossa existência. Ele nos ajuda a ter motivação para levantar da cama todos os dias, mas também é o “culpado” por você não conseguir resistir a um docinho depois do almoço. Hoje vamos saber mais sobre essa realidade e como utilizá-la a nosso favor.
Veja também:
- O nosso coração anda inquieto e se machuca enquanto não descansar no lugar certo.
- Temos vergonha de falar de coisas que não tivemos vergonha de fazer.
O sistema de recompensa
Existe um circuito que processa toda informação relacionada à sensação de prazer ou satisfação e ele recebe o nome de sistema de recompensa. O psiquiatra Rodrigo Grassi, que é professor da Escola de Medicina da PUCRS e pesquisador no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, nos explica que “Ele existe pela sobrevivência. O animal precisa ter algo que o motive a buscar alimento ou sexo, por exemplo. São elementos que são caros para a sobrevivência dele ou da espécie. É um sistema arcaico”.
Certas atividades que realizamos e são vitais para a sobrevivência disparam o circuito do prazer, mas estas atividades não são as únicas capazes de nos dar essa sensação. Também existem hábitos, como o consumo de drogas, que colocam em funcionamento o mecanismo de recompensa.

A grande maioria das substâncias viciantes ataca o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina. Tal neurotransmissor está em diferentes regiões do cérebro que regulam o movimento, a motivação, a emoção e a sensação de prazer. A liberação de dopamina – através das drogas – pode super estimular o sistema, provocando uma sensação de euforia que estimula o consumo. É óbvio que esse desequilíbrio é totalmente prejudicial para a saúde física e mental.
Quando é disparado o circuito do prazer?
Existe uma grande quantidade de situações nas quais fazer alguma atividade pode ativar o circuito do prazer, fazendo nos sentir bem. A seguir listamos exemplos de algumas das atividades que provavelmente irão ativar este circuito.
- Comer alimentos com muitas calorias.
- Ter relações sexuais.
- Ouvir música.
- Praticar esporte.
- Consumir certas drogas.
- Ajudar os outros.
- Ouvir opiniões positivas dos outros.
É muito importante deixar claro que uma sexualidade desregrada provoca muito prejuízos. A prática de esportes extremos sem acompanhamento adequado é igualmente perigosa. Alimentos calóricos são nocivos à saúde, assim como o consumo das drogas.
Dessa forma, é necessário discernimento e equilíbrio para não tornar-se uma vítima do seu sistema de recompensa.
Comentários
Eu tenho 2 filhas com diferença de 9 anos de idade uma da outra, e uma é calma, já a outra é uma tagarela e não para um minuto… Será que é por causa da diferença de idades?
É difícil ter uma resposta sem analisar caso a caso. Diversos fatores podem interferir na formação psicológica de uma criança. Pelo sua busca por este conteúdo, você parece ser um ótimo pai. Continue atuando bem na educação de seus filhos. Forte abraço!