o cérebro busca o prazer
Comportamento / Curiosidades

Entenda como o seu cérebro busca o prazer e porque você precisa administrar isso

O mecanismo do cérebro responsável pela sensação de prazer é fundamental para a nossa existência. Ele nos ajuda a ter motivação para levantar da cama todos os dias, mas também é o “culpado” por você não conseguir resistir a um docinho depois do almoço. Hoje vamos saber mais sobre essa realidade e como utilizá-la a nosso favor.

Veja também:

O sistema de recompensa

Existe um circuito que processa toda informação relacionada à sensação de prazer ou satisfação e ele recebe o nome de sistema de recompensa. O psiquiatra Rodrigo Grassi, que é professor da Escola de Medicina da PUCRS e pesquisador no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, nos explica que “Ele existe pela sobrevivência. O animal precisa ter algo que o motive a buscar alimento ou sexo, por exemplo. São elementos que são caros para a sobrevivência dele ou da espécie. É um sistema arcaico”.

Certas atividades que realizamos e são vitais para a sobrevivência disparam o circuito do prazer, mas estas atividades não são as únicas capazes de nos dar essa sensação. Também existem hábitos, como o consumo de drogas, que colocam em funcionamento o mecanismo de recompensa.

Fonte: Pixabay.

A grande maioria das substâncias viciantes ataca o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina. Tal neurotransmissor está em diferentes regiões do cérebro que regulam o movimento, a motivação, a emoção e a sensação de prazer. A liberação de dopamina – através das drogas – pode super estimular o sistema, provocando uma sensação de euforia que estimula o consumo. É óbvio que esse desequilíbrio é totalmente prejudicial para a saúde física e mental.

Quando é disparado o circuito do prazer?

Existe uma grande quantidade de situações nas quais fazer alguma atividade pode ativar o circuito do prazer, fazendo nos sentir bem. A seguir listamos exemplos de algumas das atividades que provavelmente irão ativar este circuito.

  • Comer alimentos com muitas calorias.
  • Ter relações sexuais.
  • Ouvir música.
  • Praticar esporte.
  • Consumir certas drogas.
  • Ajudar os outros.
  • Ouvir opiniões positivas dos outros.

É muito importante deixar claro que uma sexualidade desregrada provoca muito prejuízos. A prática de esportes extremos sem acompanhamento adequado é igualmente perigosa. Alimentos calóricos são nocivos à saúde, assim como o consumo das drogas.

Dessa forma, é necessário discernimento e equilíbrio para não tornar-se uma vítima do seu sistema de recompensa.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *