Rio de Janeiro
Turismo

Praia e cultura: O litoral que remonta história do Brasil

Não há nada mais belo que as paisagens tropicais brasileiras. A diversidade natural dos lugares quase intocados pelo homem que estão espalhados pelo extenso território nacional, passam por diversos climas e altitudes e fazem parte do grande tesouro do berço brasileiro. Mais do que belezas estonteantes, as cidades litorâneas do país trazem consigo uma parte da história, quebra-cabeças que remontam à história do Brasil em contraste com a natureza.

Em razão disso, os roteiros histórico-culturais têm ganhado cada vez mais adeptos entre os viajantes. Muitas cidades oferecem descanso e pontos turísticos singulares que permitem que os visitantes desfrutem de um passeio diferente, o investimento nesse setor tem crescido exponencialmente na busca de ampliar os passeios turísticos em cidades que antes eram visitadas apenas pelos cenários típicos naturais.

Este é o caso de Porto Seguro, município baiano conhecido por suas praias paradisíacas e agito na alta temporada de férias. Com praias para todos os gostos, a cidade atrai milhares de visitantes todos os anos, fazendo dela a segunda cidade mais visitada da Bahia. A noite agitada das festas praianas e os circuitos das praias mais famosas são um convite para quem procura relaxar sem preocupações.

Com mar de águas claras e mornas, praias de areia branca cercadas pela mata atlântica, não é difícil se maravilhar com o charmoso clima litorâneo. As barracas na orla da praia fornecem animação sempre com música alta e o cheiro de comida que permeia ponta a ponta da margem das praias, que na maior parte do ano estão sempre lotadas. Os resorts e pousadas a beira mar, como é o caso do Porto Seguro Praia Resort, atraem quem procura a facilidade de apenas atravessar a rua para curtir um dia de sol na areia.

Além disso, o fácil acesso ao centro histórico da cidade é um fator crucial de escolha, os atrativos que fizeram parte da história nacional recebem visitantes o ano inteiro. O Marco do Descobrimento, monumento trazido pelos portugueses em meados de 1500 para marcar a sua chegada em solo brasileiro, ou mesmo a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, considerada a igreja mais antiga do Brasil, são pontos muito visitados por quem procura passeios culturais.

Já no estado do Rio de Janeiro, o que não falta são roteiros como este. Cabo Frio, além de referência no quesito de praias mais estonteantes, possui monumentos históricos que possibilitam muito mais do que um passeio pelos cenários naturais para quem está de passagem Rio de Janeiro.

Nas mais remotas praias de águas azul turquesa e areia branca fina é possível encontrar a paz para relaxar nas águas frias do mar carioca, mas também é possível conhecer obras que remetem aos tempos da arquitetura colonial, como igrejas e monumentos espalhados pela cidade.

O Forte São Mateus, localizado na Praia do Forte, é uma fortaleza construída em meados de 1600, a princípio para defender as terras de invasões de outras nações europeias. Atualmente o forte ganhou função de museu, e está aberto à visitação, ainda com seus velhos canhões apontados para alto mar que jazem sem utilidade bélica há séculos.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *