Demitido
Comportamento

Dicas para sair com elegância de uma empresa após a demissão

Perder o emprego não é nada fácil, mas se desesperar e sair “soltando os cachorros” pode piorar a situação. No artigo de hoje você verá dicas de
Candice Fernandes, head de operações da consultoria STATO, para saber como agir nesse momento difícil.  

Veja também:

O que dizer ao ser demitido?

A demissão por vontade exclusiva do empregador é um dos momentos mais delicados na vida de um profissional e, segundo Candice Fernandes, “Não vai adiantar se justificar ao ouvir a razão da dispensa”.

demissão
(Nik MacMillan/Unsplash)

Fique calmo, agradeça a oportunidade de ter trabalhado na empresa, e se tiver a chance, pergunte o motivo da demissão. Por fim, informe-se a respeito das etapas do desligamento.

Candice também não recomenda que gestores se alonguem em explicações sobre a dispensa para o profissional nesse momento sensível. “Se o gestor já tomou a decisão de demitir não é hora de dar feedback”, diz.

Acredite: existe um lado bom em ser demitido

Ser demitido não significa que todo o seu tempo dedicado àquela empresa foi desperdiçado. Durante o período em que você trabalhou lá, tanto você quanto seu empregador se beneficiaram de alguma forma. Uma alteração nas condições não revoga essa realidade. O empregador ganhou um trabalhador. E você ganhou uma valiosa experiência — e uma das mais valiosas e necessárias experiências é o choque de ser demitido. Em alguns casos, ser demitido é a melhor maneira de progredir. Todos nós precisamos de estímulos e de aprimoramentos. Vivenciar a experiência de uma rejeição direta é um pungente lembrete deste fato, e pode nos fornecer um grande ímpeto a uma mudança.

Com informações de Você/SA.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *