Entenda porque você não deve segurar o xixi
Saúde e Bem-Estar

Entenda porque você não deve segurar o xixi

Como é bom fazer xixi depois de um longo tempo segurando, por causa de alguma situação que nos impossibilitou de ir ao banheiro, não é mesmo? Mas prender a urina pode causar diversos problemas em nosso organismo e é disso que vamos falar no artigo de hoje.

Por que segurar o xixi é prejudicial?

A urina é uma das formas do organismo eliminar substâncias nocivas para o corpo, como microrganismos, evitando, assim, a ocorrência de infecções, por exemplo.

Dessa forma, quando a urina fica acumulada na bexiga por muito tempo, os microrganismos conseguem crescer e proliferar mais facilmente, além de que a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, fazendo com que um pouco de urina ainda permaneça nela.

segurando xixi
Prender a urina é prejudicial.

Crianças que tendem a ficar segurando o xixi por muito tempo, porque não querem parar de brincar, devem ser estimuladas a ir ao banheiro antes de ir dormir e logo que acordar. Além disso, a criança deve ser levada para fazer xixi pelo menos mais 4 vezes ao dia.

O que pode acontecer no organismo?

O fato de segurar o xixi por muito tempo pode favorecer a ocorrência de algumas doenças, como por exemplo:

  • Infecções urinárias, pois as bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção. Além disso, quando a urina é acumulada por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, podendo ficar ainda um pouco de urina na bexiga, o que também favorece infeções. As mulheres normalmente possuem infecções mais facilmente que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta, facilitando a proliferação de microrganismos;
  • Incontinência urinária, já que à medida que a urina é acumulada ao longo do tempo, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, o que pode favorecer a incontinência urinária, por exemplo;
  • Formação de pedra nos rins, que pode acontecer não só ao fato de não beber água, mas também ao fato da urina ser acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados na urina sedimentem e permaneçam no sistema urinário, causando dores bastante incômodas. Em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das pedras.

Então fica a dica:

Assim que sentir vontade de fazer xixi, é recomendado que o faça, pois assim é possível evitar problemas futuros. Caso sinta vontade de fazer xixi, mas não consegue, é importante consultar um médico para que possa ser identificada a causa do problema e, assim, ser iniciado o tratamento.

Com informações de Tua Saúde.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *