conhecimento
Comportamento / Educação

O ser humano evolui na busca pelo conhecimento

Em toda a história humana, a evolução das sociedades foi marcada pela busca incessante pelo conhecimento útil, aquele que visa a resolução de algum problema e não o simples acúmulo de informações que não são usadas. Hoje faremos uma pequena análise sobre o conhecimento que impulsiona o ser humano para a sua melhor versão.

A busca pelo conhecimento

A seguir, veremos uma importante frase de João Cristofolini para o portal Administradores. Ela foi retirada de um artigo onde o autor fala sobre o modelo educacional e a busca pelo conhecimento. Ele também nos fala que:

“O conhecimento pode se desenvolver em cada um a partir de um estímulo, seja uma necessidade ou uma pré-disposição. O papel da educação neste processo, é fornecer uma base teórica para alimentar este estímulo e fazer com que a busca pelo conhecimento se desenvolva naturalmente. Na verdade, quem gera conhecimento é você e não a educação que lhe ofereceram.”

A busca do ser humano por conhecimento útil.
A busca do ser humano por conhecimento útil.

Conhecimento útil

Continuando a análise, é importante salientar que apenas o conhecimento útil proporciona essa evolução do ser humano. Atualmente existe um excesso de produção de conteúdo, e quem não filtra as informações que consome todos os dias pode acabar caindo em um acúmulo de dados desnecessários que gera apenas o desgaste. Sócrates já dizia:

Sócrates e a busca pelo conhecimento.
Sócrates e a busca pelo conhecimento.

O que fazer com o conhecimento?

Mesmo o conhecimento útil pode tornar-se inútil se não sabemos o que fazer com ele. Para o filósofo, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella, a ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer nação que almeje dar a seus cidadãos uma vida mais sofisticada. “É evidente que o acesso ao conhecimento científico eleva a condição geral de uma sociedade porque aumenta seu repertório de soluções”, disse o pensador a GALILEU.

Só que, para a ciência atingir todo o potencial de empoderamento humano que lhe é inerente, não basta que fique confinada nas universidades e círculos acadêmicos. Ela precisa circular. E os divulgadores científicos estão entre os agentes que melhor promovem essa disseminação da ciência e de sua importância na sociedade.

O que fazer com o conhecimento?
O que fazer com o conhecimento?

Este artigo é apenas uma fagulha inicial para te estimular na busca pelo conhecimento e pelas discussões fecundas que elevam a humanidade a um próximo nível. Busquemos o conhecimento que faz nossa sociedade avançar!

Curtiu o conteúdo? Faça parte do nosso clube de leitores:

Receba sempre novidades incríveis e envie seu conteúdo para aparecer aqui. Participe:

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *