palavra difícil
Dicas de Escrita / Dicas de Leitura

Palavra difícil do dia: saiba o significado de “Exegese”

Algumas palavras nos deixam com dúvida quanto ao seu significado e escrita. Nossa amada língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, por conta de sua variedade de regras e exceções. Hoje vamos saber um pouco mais sobre a palavra “exegese”.

exegese

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.

Normalmente, a exegese é utilizada para a interpretação e explicação crítica de obras artísticas, jurídicas e literárias, principalmente os textos de cunho religioso.

Na bíblia, a exegese é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas. Para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma exegese bíblica, esta deve ser especialista nos idiomas originais bíblicos, como o grego e o hebraico. O contrário da exegese bíblica é a eisegese, quando a interpretação é feita exclusivamente baseada em teorias subjetivas, sem uma pesquisa ou análise profunda e real do texto, o que acontece em diversas doutrinas protestantes.

Os exegetas, nome dado para as pessoas que fazem exegeses, devem ser proficientes em uma grande variedade de disciplinas que estimulam a análise crítica, como o criticismo textual, estudo de antecedentes históricos e culturais, investigação da origem do texto, entre outras características gramaticais e sintáticas da obra original.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *