Será que você escreve certo? Veja os erros mais comuns cometidos na internet
É interessante saber que na internet e em textos informais, as pessoas utilizam várias gírias e abreviações. O que não pode é a pessoa escrever errado achando que está certo. É comprovado que vários homens e mulheres perdem o interesse em conversas na internet com excesso de erros de português. O vício do erro também deve ser evitado para que não ocorra em áreas importantes fora das redes sociais, no trabalho, por exemplo. Vejamos as falhas mais comuns cometidas na internet:
1 – agente x a gente.
O “agente” é só aquele da Polícia Federal ou do FBI. Quando queremos usar “a gente” no lugar de “nós”, devemos escrever separado “a gente”.
Exemplos:
A GENTE precisa conversar.
Saiu o edital do concurso para AGENTE da Polícia Federal.
2 – mais x mas.
Devemos usar o “mais” com “i” quando queremos dar a ideia de quantidade e adição. Essa palavra tem o mesmo significado de “+”. Se queremos argumentar, fazer oposição ou restrição, devemos usar a palavra “mas”, que é uma conjunção.
Exemplos:
Escrevo muito errado. Preciso ler e estudar MAIS.
Queria sair MAS não tenho dinheiro.
3 – fasso.
Essa é feia, mas vemos muito por aí. A palavra “fasso” não existe e muito menos sua irmã “faso”. Não FAÇA isso com a língua portuguesa! O correto é “faço”, com “ç”, que é uma flexão do verbo “fazer”.
Exemplo:
FAÇO minha parte. Você faz a sua?
4 – concerteza.
COM CERTEZA você já viu alguém errar essa palavra por aí. A palavra “concerteza” não existe. O correto é “com certeza”, separado e com a letra “m” e não “n”.
Exemplo:
COM CERTEZA não vou mais errar essa palavra.
5 – abençõe.
Muita gente acaba confundindo porque a palavra “bênção” leva o til, mas “abençõe” não existe. A palavra correta é “abençoe”. Flexões do verbo abençoar são sempre sem acento.
Exemplo:
Deus te ABENÇOE se você não usa o til nessa palavra.
6 – mim ajuda.
Você deve conhecer alguém que fala como índio, né? A galera que usa “mim ajuda” faz parte desse time e está escrevendo errado. O correto é “me ajuda”, “me faça um favor”, “me diga”. MIM não faz nada. Nunca use esse pronome antes de qualquer verbo. EU digo, EU vou, EU faço. Nada de mim!
Exemplo:
Mãe, ME AJUDA na lição de casa?
7 – menas x menos. meia x meio.
“Menos” é um advérbio que não sofre flexão de gênero, ou seja, nunca passa para o feminino. Por isso, “menas” não existe e não importa se a palavra que vem depois é feminina.
Exemplos:
MENOS gente, MENOS ansiosa, MENOS chata.
“Meio” também não varia quando usado como advérbio. “Meio” significa um pouco, mais ou menos. Já a palavra “meia” significa metade (numeral).
Exemplos:
Estou MEIO chateado porque ela não veio.
Marcamos de nos encontrar nove e MEIA.
8 – em baixo x embaixo.
As duas formas existem. Mas a que mais utilizamos, é o advérbio “embaixo” (junto), que significa “sob alguma coisa”. Já “em baixo” é usado quando a palavra “baixo” tem sentido de adjetivo (contrário de alto).
Exemplo:
O copo caiu EMBAIXO da mesa.
Ele estava EM BAIXO astral ontem.
9 – excessão.
Tente decorar: o certo é “exceção“. Primeiro com X, depois com C e então Ç no final. Decore X, C, Ç e só preencha com as outras letras E-X-C-E-Ç-Ã-O.
10 – as veses.
“As veses” não existe. O correto é “às vezes”, que tem crase no “A” e é escrito com “Z” e depois “S”.
Exemplo:
ÀS VEZES é bom dar uma conferida se você está escrevendo certo.
11 – afim x a fim.
Tá rolando a paquera né? Então o correto é dizer que está “a fim” da pessoa. O “afim” (junto) é substantivo masculino e indica afinidade.
Exemplos:
Meu amigo disse que está A FIM de você.
Vocês podem dar certo porque têm interesses AFINS.
12 – nada haver x nada a ver.
A expressão correta é “nada a ver“, que significa “não ter relação com”.
Exemplo:
Não tem NADA A VER escrever nada haver!
13 – porisso.
“Por isso” é sempre separado, mas tem muita gente que escreve junto.
Exemplo:
É POR ISSO que fizemos esse artigo!
14 – derrepente.
Essa expressão é uma locução adverbial que nunca se escreve junto. O correto é “de repente”.
15 – começei.
A regra do “ç” é: não acompanhar as vogais “e” e “i”. Então o correto é “comecei”, com “c” apenas.
________________________________________
E aí? Conhece muita gente que comete alguns desses erros ou todos eles? Todos eles eu duvido, mas compartilhe com seus amigos para vermos mais gente escrevendo corretamente por aí.
Comentários