Dicas de Escrita

Estresse, extresse ou stress. Como é que se escreve?

É interessante saber que diversas palavras da língua portuguesa geram dúvidas sobre qual a forma correta de escrevê-las. Estresse, extresse ou stress? Qual é a forma correta de escrever essa palavra? Vamos aprender mais sobre este assunto.

estresse

A palavra stress é a forma original da palavra em inglês, que também é a forma mais utilizada no português de Portugal. Estresse é a forma correta e mais utilizada no português do Brasil. A palavra extresse está errada e não existe.

Uso correto da palavra em exemplos:

Estou cansada do estresse do trabalho.

O estresse da competição não me deixava sentir o prazer do esporte.

Problemas no trânsito são uma das principais causas de estresse nas grandes cidades.

Significado segundo o Minuto Saudável:

A palavra estresse é um substantivo masculino.

O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas. Qualquer situação, seja ela boa ou ruim, quando causa alterações no organismo, é uma fonte de estresse.

Saiba mais:

A palavra estresse é um estrangeirismo, ou seja, foi aportuguesada de uma palavra de origem inglesa: stress. Podemos perceber que em alguns estrangeirismos utilizamos a forma original (como em mouse, delivery, shopping), e em outros usamos a forma aportuguesada (como em estresse, boxe, batom, abajur).

Com informações de Dúvidas Dicio.

 

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

20 de setembro de 2019 at 19:10

Essa é um assunto muito complicado. Na minha opinião a depressão não é frescura como muitos pensam, ela é uma doença grave que precisa ser tratada o mais rápido. Obrigado pelas informações!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *