10 fenômenos naturais impressionantes em belas imagens
Meio Ambiente

10 fenômenos naturais impressionantes em belas imagens

Alguns fenômenos naturais impressionantes nos mostram a grandiosidade e a força da natureza que nos rodeia. Mesmo que estejamos em grandes cidades, cercados de conforto e elementos artificiais, precisamos saber que ao nosso redor existe algo muito maior e poderoso.

Hoje veremos 10 lindas, curiosas e fascinantes imagens que mostram toda a beleza do nosso planeta. Talvez elas sejam estímulo para que cuidemos melhor dele, né? Não custa tentar.

Veja também: Quanto tempo cada tipo de lixo demora para decompor?

10 fenômenos naturais impressionantes em belas imagens:

Colunas basálticas

As colunas basálticas
Reprodução

Essas colunas são feitas de lava vulcânica e sua aparência depende do processo de resfriamento do magma após a erupção. Se o fenômeno ocorre rapidamente na mesma superfície da cratera ou seus arredores, a lava dará origem a essa pedra basáltica, composta de cristais muito pequenos. Esse material, uma vez solidificado, tem uma dureza tal que não sofre as consequências da erosão com a mesma intensidade que o terreno em volta, de modo que as colunas acabam surgindo com a passagem do tempo devido à ação dos fenômenos meteorológicos. Um exemplo de como esses lugares são bonitos é o Giant’s Causeway, na Irlanda.

Skypunch ou Buraco Fallstreak

Skypunch ou Buraco Fallstreak
Reprodução

O próximo evento na nossa lista de fenômenos naturais impressionantes é o resultado de uma combinação de baixas temperaturas, tráfego aéreo e estabilidade atmosférica um tanto incomum. Quando os cristais são formados a partir da água superaquecida, os cristais e as pequenas gotículas de água que os rodeiam evaporam repentinamente, deixando um buraco na nuvem.

Halo solar

Halo solar
Reprodução

 

O halo solar é causado por partículas de gelo suspensas na troposfera que refratam a luz fazendo um espectro circular de cores ao redor do sol. Também existem os halos lunares. Fotógrafos de todo o mundo aproveitam esses fenômenos raros para criar imagens incríveis, como essa acima, de um halo solar na Califórnia.

Tornado de fogo

Tornado de fogo
Reprodução

Mais um na nossa lista de fenômenos naturais impressionantes é tornado de fogo. Não é nada comum, mas quando acontece, pode ser muito perigoso, já que o terrível turbilhão ocorre quando o ar quente entra em contato com o fogo no solo. Embora o fogo rodopiante seja conhecido por durar apenas alguns minutos, em 2012 aconteceu um tornado de fogo que durou 40 minutos na Austrália.

Aurora boreal

10 fenômenos naturais impressionantes em belas imagens
Reprodução

As auroras boreais são formadas quando uma ejeção de massa solar colide com os pólos norte e sul da magnetosfera terrestre, produzindo uma luz difusa, mas predominante, projetada na ionosfera da Terra. Essa luz é colorida por esses átomos e formam um espetáculo lindo de se ver.

Nuvens Lenticulares

Nuvens Lenticulares
Reprodução

Essas nuvens lenticulares são formadas a partir dos ventos de montanha, que carregam a maioria das nuvens que vemos no céu. A diferença é que as nuvens lenticulares parecem permanecer no mesmo lugar. O ar circula para cima e sobre a montanha, e quando o ar vai para além do topo da montanha, uma nuvem lenticular se forma, então o ar evapora do lado mais distante da montanha. Pode parecer complicado, mas é um fenômeno bonito de se ver.

Arco-íris de fogo

Arco-íris-de-fogo
Reprodução

 

Também chamado de arco circumhorizontal, o Arco-íris de fogo é muito semelhante a um arco-íris comum, porém mais curto e mais grosso. Um rigoroso conjunto de condições é necessário para que o arco-íris de fogo apareça. Em primeiro lugar, apenas as nuvens cirros formadas por pequenos cristais de gelo precisam ser produzidas. Para gerar as cores do arco-íris, os raios do Sol devem entrar nos cristais de gelo em um ângulo preciso para dar o efeito de prisma do espectro de cores e o Sol deve estar a uma altura de pelo menos 58 graus acima do horizonte. Sem essas condições, esse fenômeno natural extraordinário e incomum não pode ocorrer.

Rolo de neve (snowrollers)

Rolo de neve (snowrollers)
Reprodução

 

Esses rolos de neve surgem quando ventos fortes carregam neve molhada e a “assopram” no chão. Ou seja, o solo deve ser coberto por uma camada de gelo e, em seguida, deve haver neve molhada solta no topo, com uma temperatura próxima ao congelamento. Em seguida, os ventos criam lindos rolos brancos, que de longe parecem ser apenas simples bolas de neve.

Supercélula

Supercélula
Barcroft Media

Uma super célula é uma imensa tempestade rotacional, que pode durar várias horas com apenas uma estrutura. Essas tempestades são as mais propensas a produzir tornados de longa duração e pedaços de granizo do tamanho de uma laranja.

Bioluminescência

Bioluminescência
Associated Press

Para finalizar nossa lista de fenômenos naturais impressionantes, temos a bioluminescência, que é a produção e emissão de luz por um organismo vivo no habitat marinho. Ela é utilizada por milhões de plânctons e algas. Quando incomodado por algum organismo externos, luzes espetaculares na água são criadas. Curioso, não? Esse fenômeno natural não se limita apenas ao mar, já que também podemos ver exemplos de bioluminiscenia na terra, por exemplo, com os vaga-lumes .

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os seus amigos.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *