Curiosidades / Meio Ambiente / Saúde e Bem-Estar

Aprenda a cuidar de uma horta na sua casa. Conheça 7 temperos domésticos

É interessante saber que, cada vez mais, os alimentos orgânicos (que são produzidos sem nenhuma substância química) estão em alta. Pessoas que buscam variar a alimentação e manter a saúde são as que mais se preocupam em buscar a opção. Que tal cultivar uma horta na sua casa? Pode ser bem mais fácil do que você imagina e sua saúde agradece! 

MERC67 VIA GETTY IMAGES
Merc67. Via Getty Images

Antes de começar

Inicialmente, você precisa escolher um ambiente que receba luz solar. Talvez uma janela mais ampla ou até mesmo a varanda. Em seguida, selecione plantas que são fáceis de cuidar e que podem ser colhidas em 30 dias após o plantio. Dessa maneira, fica muito mais fácil renovar as mudas.

É preciso ter cuidado ao misturar espécies. O correto é plantar aquelas que possuem a mesma necessidade de rega e adubo no mesmo canteiro, observando a distância mínima entre cada uma delas. Você também precisa decidir se vai iniciar sua por meio de mudas ou sementes.

O plantio de sementes é mais demorado e melhor em casos de hortaliças como a beterraba. Caso você queira apenas alguns temperos para o seu dia a dia, não hesite em escolher uma muda saudável e levar para casa.

Conheça 7 ervas e temperos para plantar em casa

Trocar o seu tempero desidratado por uma erva ou folha fresquinha, colhida em casa, é uma atitude muito prazerosa, né? Nada disso está longe do seu alcance, e manter uma pequena horta orgânica em casa vai trazer mais verde para o ambiente, e também te ajuda a economizar nas idas ao supermercado. Além disso, a prática contribui para deixar suas receitas ainda mais gostosas.

 Confira a lista com as 7 espécies para plantar em casa:

Orégano

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO
Getty Images/IstockPhoto

O orégano pode ser utilizado em pizzas, massas, pães, carnes, peixes e é um tempero com múltiplas utilidades na cozinha. A erva é prática e pode ser plantada em pequenos recipientes. Deixe-a em um ambiente úmido e com luz.

Hortelã

GOODWEEN123 VIA GETTY IMAGES
Goodween123. Via Getty Images

A hortelã é perfeita para ser combinada com pratos salgados, como saladas e peixes, mas também dá um toque especial ao aromatizar bebidas e sobremesas. Ela deve ser plantada sozinha, já que as suas raízes podem matar as plantas vizinhas. Mantenha em um local com bastante sol e a terra sempre úmida. A planta gosta muito de água.

Alecrim

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO
Getty Images/Istockphoto

É ótimo para carnes e legumes. Plante-o em um vaso mais redondo, para facilitar o crescimento da planta. A luminosidade direta é fundamental para o alecrim.

Manjericão

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO
Getty Images/IstockPhoto

Experimente o manjericão em molhos, saladas, queijos, massas, peixes ou carnes. O sabor é inigualável e é necessário que o plantio seja feito em recipiente grande, pois a planta pode alcançar 60 centímetros. Não esqueça de deixá-lo muito bem hidratado. 2 ou 3 meses após o plantio, a colheita já pode ser feita.

Tomilho

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO
Getty Images/IstockPhoto 

A planta combina muito bem com proteínas animais. O tomilho cresce, em média, 30 centímetros e gosta de ambientes iluminados. 15 dias após seu plantio ele já pode ser usado.

Salsa

DELIORMANLI VIA GETTY IMAGES
Delio Manli. Via Getty Images

A salsa combina muito bem com  sopas, carnes assadas e até em omeletes. A planta gosta de lugares frescos e com luz indireta. Nunca deixe o solo encharcado no recipiente. Ela pode ser colhida após 2 ou 3 meses do seu plantio.

Cebolinha

Getty Images
Getty Images

A cebolinha é uma planta que se adapta a locais frescos ou quentes. Ela é bastante resistente a mudanças de temperaturas mas precisa de algumas horas de luminosidade por dia. 2 meses após seu plantio já pode ser colhida. Sempre colha as folhas por inteiro e não corte só a metade.

——————————————————-

Curtiu as dicas? Compartilhe com seus amigos que buscam uma vida mais saudável.

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *