Lêmure
Meio Ambiente

Conheça o lêmure, um animalzinho curioso

É interessante saber um pouco mais sobre animais curiosos que não vemos todos os dias. Hoje vamos conhecer o lêmure, um animalzinho bem curioso. A palavra lémure deriva do latim “lemures“, que significa “espírito(s) da noite” ou “fantasma(s)” e deve-se provavelmente ao fato de estas criaturas serem brancas e possuírem hábitos noturnos. 

Veja também: Os 10 animais mais venenosos do mundo.

Conheça o Lêmure, um animalzinho curioso

A imagem a seguir é acompanhada de um texto que explica o que é um Lêmure. Talvez você já o tenha visto em um seriado de TV.

Conheça o Lêmure, um animalzinho curioso

Os lêmures só são encontrados na ilha de Madagascar e em algumas pequenas ilhas circundantes como as Comores (embora provavelmente tenham aqui sido introduzidos por humanos). Indícios fósseis mostram que eles atravessaram o mar após Madagascar ter se separado da África.

Enquanto que os seus antepassados competiam com macacos e outros primatas, os lêmures estavam a salvo, sem qualquer tipo de competição, e por isso diferenciaram-se numa grande quantidade de espécies.

Os lêmures podem ir dos 30 gramas aos 10 kg. As maiores espécies, algumas das quais pesavam mais de 240 kg, extinguiram-se desde que os humanos se estabeleceram em Madagascar. As espécies menores possuem hábitos noturnos, enquanto as maiores são diurnas.

Zoboomafoo

Zoboomafoo é uma série infantil de televisão americana-canadense exibida no Brasil pela TV Cultura, na qual os apresentadores do programa, os irmãos Chris Kratt e Martin Kratt, especialistas em biologia e zoologia, apresentam animais de diferentes espécies, auxiliados por um lêmure chamado Zoboomafoo. Veja a abertura da série:

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *