jogo de dados
Curiosidades

Descubra a origem do jogo de dados

Um dos jogos mais antigos da história da humanidade, os dados já divertiram gerações e também fazem partes de diversos outros jogos. No artigo de hoje você entenderá um pouco da origem do jogo de dados.

a origem do jogo de dados

Os dados aparecem retratados junto a uma espécie de jogo de tabuleiro em vasos pintados da Grécia antiga. Segundo a própria tradição grega, eles teriam sido inventados por Palamedes, companheiro do herói Agamenon, na mitológica guerra de Tróia.

Tudo indica, no entanto, que o jogo era conhecido por todos os povos da antiguidade: egípcios, persas, assírios e babilônios. Mais tarde, aproximadamente no ano 302 a.C., os legionários romanos que conquistaram a Grécia acabaram por difundir o jogo por todos os países sob seu domínio. A segunda frase mais famosa do imperador Júlio César (100-44 a.C.) – só perdendo para a última delas: “Até tu, Brutus!” -, desferida quando ele se lançou à tomada do poder em Roma, citava o jogo de dados: Alea jacta est, ou “A sorte está lançada” (você já ouviu essa em algum lugar?)

Segundo o historiador romano Plutarco (46-119), César costumava jogar dados com os senadores, antes de derrubar o Senado e tornar-se imperador.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *