Curiosidades / Saúde e Bem-Estar

Limão + Sol = grande perigo!

É interessante saber que expor a pele com limão ao sol pode queimar e ocasionar manchas. Isso tem uma explicação científica e é bom você saber mais para evitar problemas.

limão-e-sol

O sumo ácido da fruta em contato com os raios ultravioleta causa uma reação alérgica, semelhante a uma queimadura, que deve ser tratada imediatamente para evitar agravamento do quadro. “Nos casos mais graves é aconselhável se consultar com um especialista para evitar problemas na cútis”, alerta Ana Paula Ponceano, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Saiba mais:

  • O limão é rico em uma substância fotossensibilizante chamada Furocumarina, que em contato com a cútis é rapidamente absorvida. Com a exposição solar, ela provoca uma reação fotoquímica parecida com uma queimadura.

 

  • A melhor forma de evitar manchas é lavar a pele com água e sabão. Logo após o contato com o alimento, a área deve ser bem higienizada para retirar todo o resíduo do sumo, antes de receber os raios solares.

 

  • Compressas com soro fisiológico e camomila ajudam a aliviar o incômodo. Compressas geladas com essas substâncias podem aliviar o ardor imediatamente, porém não tratam as lesões.

 

  • As áreas mais afetadas são as mãos, os braços, o colo e a boca. Essas regiões, além de serem mais expostas ao sol, têm maior contato com o limão.

 

  • Usar protetor solar na área afetada pode evitar que o problema se torne permanente. É muito importante não esquecer de proteger a pele, especialmente as áreas já manchadas. O uso do protetor evita os efeitos nocivos do sol, assim como o escurecimento das manchas ou o surgimento de novas.

O limão, assim como outras frutas cítricas, pode sim causar queimaduras em sua pele. Tome cuidado e compartilhe essa informação com o maior número de pessoas possível.

___________________________________________

Confirmações de Terra Beleza.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *