quem inventou a bicicleta
Curiosidades

Quem inventou a bicicleta? Descubra algumas curiosidades

Você sabe quem inventou a bicicleta? É interessante saber que os primeiros modelos surgiram há mais de 200 anos e que eram pesados, sem pedais e com rodas enormes! Hoje em dia, elas estão cada vez mais leves e sofisticadas, e seu uso está cada vez mais difundido por ser um meio de transporte ecologicamente correto, e muito eficiente nas grandes cidades cheias de congestionamentos. Algumas cidades até possuem sistemas públicos de aluguel por hora e alguns trens até aceitam bicicletas para incentivar seu uso.

Hoje vamos saber um pouco mais sobre o surgimento desse querido meio de transporte.

Veja também: Decubra o significado curioso do nome de 15 marcas famosas.

Quem inventou a bicicleta?

A invenção da bicicleta de pedais é atribuída ao ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan, em 1839, apesar de seu modelo ter começado a ser fabricado pelo inglês Thomas McCall, 30 anos depois. Alguns historiadores duvidam que o invento possa ser creditado a MacMillan: não restam nem esboços nem modelos anteriores aos de McCall.

a primeira bicicleta

Nos anos 1860, ficou popular o modelo vendido como velocípede, mas chamado bone shaker (“agita ossos”), por causa do que ocorria quando circulava por ruas de paralelepípedos. Os pedais ficavam na roda dianteira. Apesar de ser possível a existência de modelos anteriores, o fabricante de carrinhos de bebê Pierre Lallement foi o primeiro a patentear a bicicleta com pedais.

bicicleta

Muita coisa aconteceu ao longo da história até que a bicicleta alcançasse o atual nível de sofisticação e é interessante entender como os primeiros modelos surgiram. Compartilhe essas curiosidades com os seus amigos.

O que você pensa sobre o futuro da bicicleta? Ela ainda pode evoluir para algo ainda mais funcional e confortável para o ser humano? A legislação para ciclistas pode contribuir para a melhoria das condições de trânsito? Deixe sua opinião nos comentários no fim desta página.






Comentários

Emerson Cruz
25 de abril de 2019 at 13:23

Porque não comentou que a primeira cidade brasileira a ter eletricidade foi Manaus?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *