benefícios de uma corrida
Saúde e Bem-Estar

Correr apenas 5 minutos por dia reduz o risco de morte prematura, aponta pesquisa

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é muito benéfica para a saúde, mas muita gente não sabe a partir de quanto tempo essa prática começa a surtir efeito. Pois bem, um estudo feito nos Estados Unidos sugere que os benefícios de pequenas doses de exercício vigoroso podem ser bem maiores do que se pensava.

Correr apenas 5 minutos por dia reduz o risco de morte prematura

Correr apenas 5 minutos por dia reduz o risco de morte prematura

Durante muitos anos, os pesquisadores coletaram informações sobre o estado de saúde e atividade física de aproximadamente 100 mil pessoas. Os resultados foram retirados da análise de 55.137 dessas pessoas, das quais 24% eram corredores. Em um período de 15 anos, 3500 foram a óbito, a maioria por problemas cardíacos.

Os que eram corredores apresentaram 30% menos risco de mortalidade por qualquer tipo de doença do que os não corredores e 45% menos risco de morte por problemas cardíacos. O interessante é que todos os corredores ficaram “protegidos”, não importando se corriam pouco ou muito.

Uma notícia para te animar

Correr cinco ou 50 minutos por dia reduziu o risco de morte da mesma maneira. Timothy Church, um dos autores da pesquisa em entrevista pra o “The New York Times”, declarou que essa é uma notícia encorajadora:

“Nós não estamos falando em treinar para uma maratona, ou mesmo para uma prova de 5 km. A maioria das pessoas consegue conciliar cinco minutos de corrida no seu dia-a-dia. Não importa quão ocupado você seja, os benefícios em termos de mortalidade são incríveis. Porém, não é algo mágico em relação a corrida em si. A intensidade é a verdadeira chave para aumentar a longevidade. Se você não gosta de correr, pule corda, pedale, ou escolha qualquer outro exercício extenuante. Cinco minutos de esforço por dia podem acrescentar anos de vida”.

Todo mundo consegue começar com uns minutinhos por dia, né? Deixemos as desculpas de lado e vamos cuidar melhor da nossa saúde!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *